EnglishEspañolPortuguês

Protetores acusam meios de comunicação de incentivar maus-tratos a animais no Chile

4 de abril de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

Indignação e raiva são sentimentos generalizados dos protetores de animais do Chile. Isso porque jornais, rádios e canais de televisão têm anunciado como “entretenimento saudável” os espetáculos circenses que utilizam animais em suas apresentações.

Os protetores de animais se queixam da falta de valores e das informações errôneas que estão sendo transmitidas às crianças e adolescentes ao classificar estas apresentações como entretenimento.

“Nós consideramos preocupante que jornais como o El Mercurio de Antofagasta, La Estrella de Antofagasta e La Estrella de Iquique, promovam os maiores culpados pelos maus-tratos a animais e pessoas. Refiro-me aos circos mexicanos Hermanos Gasca e Los Tachuelas. O primeiro está sendo investigado pelo Departamento Federal de Investigações de Crimes Ambientais da Polícia (BIDEMA) por crueldade com seus tigres e ao canguru, que exigem que lute boxe. Já o circo Los Tachuelas, por meio de ações dos protetores dos animais, tiveram confirmados os maus-tratos aos animais nos ensaios e treinamentos, para que obedeçam às ordens dos treinadores. E funcionários de ambos os circos têm atacado ativistas pelos direitos dos animais, que fazem manifestações em protesto à exploração dos animais nos circos”, disse Charles Rosenberg, ativista da organização em defesa dos animais AnimaNaturalis.


Tigres explorados em apresentação do circo Los Tachuelas (Foto: PrensAnimalista)


Os protetores dos animais também mostraram indignação contra o programa Calle 7 da TVN, que realiza testes com animais pequenos, como ratos e sapos. Os animais são colocados em uma caixa, e o participante do programa tem que adivinhar, pelo tato, qual animal é.

“Neste programa, os animais são expostos a estresse constante, devido ao pequeno espaço em que são deixados. Imagine como deve ser quente, ainda mais em um estúdio de televisão. Além disso, os gritos constantes dos participantes são assustadores. Eu me pergunto se eles gostariam de estar no lugar dos animais”, explicou Rosenberg.

Ele também questiona onde está a fiscalização do Conselho Nacional de Televisão e dos Jornalistas, já que tanto as notícias veiculadas nos jornais anunciando as apresentações dos circos com animais quanto os programas de televisão que utilizam animais, estão dando um péssimo exemplo para crianças e jovens, porque promovem a crueldade com animais. Rosenberg salienta que animais não existem para divertir seres humanos, e sim para serem cuidados e respeitados.


Canguru obrigado a lutar boxe no circo Hermanos Gasca (Foto: PrensAnimalista)


“A responsabilidade social dos meios de comunicação é uma questão muito importante e delicada. Eles contribuem para a educação e a formação de opinião do povo. Portanto, são responsáveis pelo que transmitem. Não existe diversão em ações de exploração e maus-tratos a animais. Isso influencia para que continuemos a ser cruéis com aqueles que não têm voz”, disse Rosenberg.

Os protetores de animais elaboraram uma carta de repúdio, além de promoverem manifestações contra os jornais e emissoras que veiculam maus-tratos a animais e enviarem cartas aos órgãos responsáveis pela fiscalização dos meios de comunicação.

Com informações de PrensAnimalista

Você viu?

Ir para o topo