EnglishEspañolPortuguês

Em dois meses, mais de 100 cachorros são sacrificados em Porto Velho (RO)

3 de abril de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

As chamadas carrocinhas não param de trabalhar nem mesmo nos finais de semana. Em regime de plantão, o Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ), da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (RO), mantém uma equipe de agentes que pode ser acionada aos sábados, domingos e feriados.

Cão capturado pelo DCZ de Porto Velho (Foto: Rondônia Ao Vivo)

De acordo com a diretora do departamento, Deuzeli Sales de Souza Pereira, as chamadas mais comuns são para capturar animais que fugiram de casa e atacam as pessoas. Durante a semana, as duas unidades capturam os cães que estejam na rua, tendo tutor ou não.

Entre fevereiro e março foram capturados 116 animais, e menos de 10% foram resgatados do Departamento de Controle de Zoonoses pelos tutores. Conforme o Código de Postura do Município de Porto Velho, o departamento deve manter os animais no canil por cinco dias úteis, após esse período eles são sacrificados.

Um outro serviço do Departamento de Controle de Zoonoses muito procurado pela população é a remoção de cães e gatos. Essa solicitação ocorre, principalmente, quando o tutor do animal não o quer mais, seja porque o cão ou gato está doente, ou velho. “Tem pessoas que solicitam a remoção porque adquiriram outro animal. Quando o agente explica que isso não é motivo para se desfazer do animal, elas ameaçam soltá-lo na rua, então ele é trazido para o Departamento de Controle de Zoonoses”, complementa Deuzeli Pereira.

De acordo com a diretora do DSZ, no mês de março a captura de cães ficou restrita às regiões centrais da cidade, por falta de acompanhamento da Polícia Militar. A presença da polícia é necessária, devido aos casos de agressão sofrida pelos agentes. “As pessoas jogam pedras e xingam os agentes quando eles estão na captura dos animais. Nem sempre os agressores são os tutores dos cães”, diz Deuzeli Pereira.

O departamento já solicitou ao Comando da Polícia Militar a renovação da parceria para que o serviço se normalize.

Fonte: Rondônia Ao Vivo

Nota da Redação: Mais uma vez, os animais são vítimas da falta de responsabilidade e de conscientização dos seres humanos. De um lado, estão os tutores, irresponsáveis, que abandonam os animais, os deixando à própria sorte, pelas ruas, sem alimentação ou moradia. Do outro lado, está o Departamento de Controle de Zoonoses, que assassina os animais que não são procurados pelos seus tutores. Já é sabido que a promoção da castração de animais e de campanhas de adoção são medidas de controle populacional mais eficientes – e mais humanas. Está na hora de as autoridades revisarem o Código de Postura de Município, punindo aqueles que abandonam os animais, e conscientizando a população sobre a guarda responsável e a adoção de animais. Assassinar animais é um método cruel e ultrapassado, que pune somente os animais, vítimas do descaso, da irresponsabilidade e da falta de compaixão dos seres humanos.

Você viu?

Ir para o topo