EnglishEspañolPortuguês

Filhote de jacaré é encontrado em cidade do Ceará

2 de abril de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Um jacaré ainda filhote foi encontrado esta semana, em Nova Russas, localizado na região dos Inhamuns, no interior do Ceará. O animal mede 1,10m e pesa pouco mais de dez quilos. Foi localizado na Lagoa do Mel, zona rural da cidade, por um grupo de garotos que brincavam e tomavam banho no reservatório.

Um dos garotos, de 10 anos de idade, resolveu levar o animal para casa e manter sob sua guarda. A notícia sobre a captura do animal se espalhou e chegou ao conhecimento da Polícia que, de imediato, enviou ao local uma equipe de guardas. “Recebemos a informação por telefone e resolvemos checá-la. Na casa indicada encontramos o jacaré”, disse o capitão da Polícia Militar, Ribamar Feitosa, comandante da 3ª Companhia de Policiamento de Russas.

 “O animal foi entregue aos policiais da Companhia de Policiamento do Meio Ambiente (CPMA), que deverá encaminhá-lo ao Ibama”, disse.

O capitão ainda não sabe de onde o animal foi originado. Ele acredita que deva ser de algum criadouro na região. “Vamos trabalhar agora para tentar descobrir de onde ele fugiu e se no local onde foi encontrado existem outros jacarés”, disse ele.

Essa é a segunda vez em menos de seis meses que moradores se deparam com esse tipo de animal. Em outubro do ano passado, moradores da cidade de Granja, na região norte do Estado, encontraram um jacaré nas águas de uma lagoa existente naquele município, que recebe o fluxo do Rio Coreaú. O animal foi capturado e depois entregue ao Ibama.

A reprodução nos jacarés, em geral, ocorre de julho a outubro. Os filhotes nascem com a aparência dos pais, mas com apenas 25cm de comprimento. Nesta fase, a alimentação é de insetos, sapos, ratos e também peixes.

*Com informações do Diário do Nordeste

Nota da Redação: A redução cada dia maior dos habitats está causando o aparecimento de muitas espécies em áreas com concentração humana. Um outro triste fator, neste caso, é a possiblidade de o pequeno jacaré ter fugido de um cativeiro onde estava sendo criado para virar sapato ou bolsa. Mais consciência, mais compaixão é do que precisamos. Esperamos que o jacaré seja devolvido ao habitat natural.

Você viu?

Ir para o topo