EnglishEspañolPortuguês

Guarda Municipal e Ibama apreendem 15 gaiolas com aves

17 de março de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Uma denúncia anônima motivou uma ação conjunta do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM) com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resultando na apreensão de diversas espécies de pássaros silvestres que estavam sendo criados em cativeiros no bairro de Felipe Camarão, zona Oeste de Natal, Rio Grande do Norte. O proprietário da residência onde os pássaros foram encontrados, Marco Antônio Cavalcante, não tinha autorização do órgão competente para criá-los.

A operação foi realizada no início da tarde de quarta (17) na Travessa São José. O Ibama foi quem recebeu a denúncia e, ao comprovar a veracidade do caso, solicitou apoio a Guarda Municipal. No momento da ação o acusado, Marco Antônio fugiu deixando na residência pássaros e gaiolas para trás.

Segundo o chefe de viatura do GAAM, Alexsandro Sales, no quintal da casa do acusado constava dois grandes viveiros, além de muitas gaiolas e objetos relacionados à criação de pássaros. “Podemos presumir que o número de aves que por aqui passaram tenha sido grande, julgando pela estrutura montada para acondicioná-las”, verificou o guarda municipal.

Foram apreendidas 15 gaiolas com pássaros como Galo de Campina, Canário Belga, Sabiá e Graúna. O material foi devidamente catalogado e conduzido nas viaturas para o setor de animais apreendidos do Ibama. Segundo o responsável fiscal do Instituto, Zenilson Augusto Lima, o acusado, Marco Antônio Cavalcante, deve responder por crime ambiental discriminado na Lei 9.605, artigo 29, parágrafo 3º, que pune com detenção de seis meses a um ano, e multa, os delitos de utilizar em cativeiro espécimes da fauna silvestre, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

“O suspeito fugiu do local, mas temos endereço, nome completo e documentos pessoais, que vão ajudar na notificação para responder o processo na justiça pelo crime cometido”, afirmou o fiscal. Na operação, foi utilizada uma viatura do grupamento ambiental e outra de apoio da Ronda Ostensiva (ROMU 07) da Guarda Municipal, além efetivo de seis guardas municipais. O Ibama contou com 4 fiscais ambientais.

Fonte: Tribuna do Norte

Você viu?

Ir para o topo