EnglishEspañolPortuguês

Filhote de capivara é encontrado em quadra esportiva de Criciúma (SC)

25 de março de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Moradores do bairro Ceará, em Criciúma (SC), se surpreenderam com uma visita inusitada na manhã de quarta-feira, 24. Um filhote de capivara, de aproximadamente 30 quilos, apareceu na quadra esportiva do bairro, ao lado da escola Moacir Jardim de Meneses. O primeiro a avistá-lo foi o vigilante Adilton Perito Daufenback. A mulher dele, Salete Daufenback, conta que em seguida o marido acionou a vizinhança e a Polícia Ambiental.

O sargento Piazzoli, que esteve no local, informou que próximo ao Ceará existe área onde vivem bandos de capivaras. Ele entende que é melhor para o roedor procurar, sozinho, o seu habitat.

Segundo Salete, para evitar que o roedor fugisse para uma rodovia movimentada ali perto, um grupo de homens fez a captura e o acomodou no terreno da subestação da Celesc. Cansado e com ferimentos na fuça e nas patas dianteiras, o animal permanece no local.

Durante a manhã o filhote atraiu dezenas de pessoas ao seu redor. Passaram por lá alunos, professores, vizinhos, entre outros curiosos. A suspeita de uma professora que esteve no local é de que a capivara tenha vindo do Morro do Céu.

A bióloga Kelly Cristina Minotto Bom, do Centro de Zoologia da Unesc, diz que a hipótese é possível. “Certamente estava à procura de comida. Normalmente estes animais costumam fixar residência próxima a lavouras de milho, aipim, pois é da natureza deles estarem sempre roendo”, explica. Kelly disse ainda que a aparição dessa espécie de mamífero é cada vez mais frequente no meio urbano. “Em Tubarão, por exemplo, é comum vê-los atravessando o asfalto, correndo risco de serem atropelados”, afirma.

Caso alguém se depare com uma capivara, o procedimento legal é acionar a Polícia Ambiental. O telefone é (48) 3523 1870.

Fonte: A Tribuna

Você viu?

Ir para o topo