EnglishEspañolPortuguês

Possibilidades para uma moda ética

24 de março de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Quando ingressei no universo da moda me propus a buscar um caminho diferente. O excesso de consumo proposto pelo sistema da moda sempre foi algo que me incomodou. Por algum tempo, essa busca parecia muito distante de uma possibilidade real, pois a moda lida com o novo, a mudança constante, assim, o produto é efêmero, a cada estação são propostas novas tendências e criados produtos que terão um ciclo de vida curto.  No entanto, estas roupas teriam uma durabilidade longa, pois a maioria dos tecidos dura por muito tempo, mas elas acabam sendo descartadas e novas peças são adquiridas pelo consumidor.

Para onde vão tantas roupas? Os consumidores não costumam se preocupar com isso. Juntam tudo, doam e se sentem bem por terem ajudado uma entidade ou alguém que tinha poucas roupas, mas não acompanham o caminho dessas roupas, se são usadas novamente ou se vão parar no lixo. Além disso, a cada peça nova comprada o consumidor pode estar contribuindo com o esgotamento dos recursos naturais, a contaminação do meio ambiente com produtos tóxicos, o uso de mão de obra escrava, dependendo da origem das roupas, entre outros problemas.

Que possibilidades existem para uma moda ética?

Em primeiro lugar, consumir menos, uma redução ao mínimo. Segundo, quando houver realmente a necessidade do consumo procure avaliar o produto que vai consumir: qual sua origem, que materiais são utilizados, informar-se. Caso você não encontre nos tags dos produtos tais informações, exija de quem os vende, ou deixe de comprá-los. “Use seu poder como consumidor”. Se todos fizerem isso, muitas mudanças poderão acontecer!

Quanto à origem, é melhor optar por produtos produzidos na região onde mora (poderá conhecer a empresa, saber como ela trata seus funcionários, se contamina ou não o meio ambiente), que gera renda local e evita a poluição gerada com o transporte em longas distâncias. E quanto aos materiais, o ideal é comprar roupas feitas de algodão e de outras fibras orgânicas, com pigmentos naturais nos tingimentos e nas estampas.

Portanto, o consumo ético requer pesquisa e determinação, pois faltam informações sobre os produtos. Além disso, é sempre bom refletir antes de comprar algo: “será que eu realmente preciso disso?”

Você viu?

Ir para o topo