EnglishEspañolPortuguês

Governo britânico desmata floresta e destrói habitat de várias espécies

24 de março de 2010
2 min. de leitura
A-
A+



Foto por Reprodução (telegraph.co.uk)

A prefeitura da cidade de Darwen, em Lancashire, região central da Inglaterra, tomou uma medida drástica para evitar encontros de casais na mata local: mandou eliminar 6 mil árvores, numa área de 12 hectares, que servia de habitat para várias espécies nativas da fauna.

Por muitos anos a mata nos arredores da cidade era a opção mais barata e rústica para jovens que não tinham dinheiro para uma noite nos hotéis. O governo alega que a medida protege a saúde da mata – sem explicar exatamente como – e dos moradores da cidade, que assim ficariam livres de assaltos e situações embaraçosas diante de guardas florestais.

Jean Rigby, funcionário do departamento municipal que cuida da área verde, explica, respondendo às reclamações de ativistas ecológicos: “A área será replantada com espécies nativas. As árvores que estavam ali foram plantadas na década de 40, logo após a 2ª Guerra Mundial, e estavam podres e com perigo de cair. A iniciativa do governo tem ação dupla, portanto – evita o sexo melhorando a segurança e o meio ambiente”.

O sargento Mark Wilson, do departamento de polícia de Darwen, comemora: “A mata era motivo de preocupação para os oficiais. Mas vamos continuar vigiando o local”. Para minimizar o impacto sobre a fauna, a prefeitura avisa que o corte das árvores ocorreu fora da época de reprodução das aves. Mas não explica o que farão com as aves que já viviam no local.

O ecologista Brian Jackson, da ONG Amigos da Terra,  não concorda com a medida tomada: “Remover milhares de árvores maduras é absurdo. Elas são vitais para escoar a chuva da região e, lógico, para o desenvolvimento da fauna e flora”.

Com informações do R7

Nota da Redação: As justificativas das autoridades britânicas são ridículas, um despautério; o ato foi um crime.

Você viu?

Ir para o topo