EnglishEspañolPortuguês

Tubarão-martelo não é incluido na lista de espécies protegidas

23 de março de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

A conferência da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçada (CITES) rejeitou nesta terça-feira, 23, uma proposta para incluir sob proteção o tubarão-martelo, depois de ter recusado a proteção a outras duas espécies marinhas de grande valor comercial, o atum-vermelho do Atlântico Leste e o coral-vermelho.

A proposta dos Estados Unidos de incluir o tubarão-martelo (Sphyrna lemini) no anexo II da CITES não obteve a maioria necessária de dois terços (75 votos a favor, 45 contrários).

O tubarão-martelo está na lista vermelha da UICN (União Mundial para a Conservação da Natureza) como espécie “mundialmente em perigo”.

Na bancada da delegação japonesa, contrária à inclusão do tubarão no anexo II, um representante não conseguiu reprimir os aplausos.

Desde a abertura da conferência em Doha, no dia 13 de março, o Japão se opõe à intervenção da CITES na gestão das pescas.

Outras três espécies foram propostas para figurar no anexo II da CITES, que se pronunciará nesta terça-feira: o tuburão-oceânico (Carcharhinus longimanus), o tubarão-marracho ou anequim (Lamna nasus) e a mielga (Squalus acanthias).

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo