EnglishEspañolPortuguês

Linhas de eletricidade matam 3 mil aves por ano nos Açores

22 de março de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

A colisão com linhas elétricas e a eletrocussão provocam anualmente a morte de cerca de 3 mil aves nos Açores, segundo estimativas da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) que preocupam a Eletricidade dos Açores (EDA).

“Estimamos que a interação com as linhas elétricas provoque a morte de cerca de 3 mil aves por ano”, afirmou Hugo Sampaio, técnico da SPEA, que desenvolveu um estudo sobre este problema em oito das nove ilhas dos Açores. Neste estudo, que apenas não incluiu a ilha do Corvo, foram encontradas 452 aves mortas por eletrocussão ou colisão com linhas de transporte de eletricidade no espaço de um ano, o que levou à estimativa de cerca de 3 mil mortes anuais no arquipélago.

“Se acontece este mal, é porque alguma coisa está falhando”, admitiu José Manuel Marques, responsável pela Qualidade e Ambiente da EDA, acrescentando que a solução do problema pode passar pela colocação de sinalizadores nas zonas onde ocorrem mais colisões. Há quatro anos a SPEA e a EDA assinaram um protocolo para avaliar a interação entre a avifauna e a rede de transporte e distribuição de energia elétrica nos Açores. 

O estudo, realizado durante um ano, detectou 452 aves mortas, das 315 por colisão com linhas elétricas e 137 por eletrocussão. A espécie mais afetada pela eletrocussão foi o milhafre, devido ao seu porte e hábitos de caça. “O milhafre tem uma visão muito apurada, é das poucas espécies que gosta de pousar nos postos para caçar”, salientou Hugo Sampaio, acrescentando, no entanto, que o problema também atinge espécies menores como gaivotas de patas amarelas, pombos das rochas, estorninhos malhados ou melros.

As ilhas Graciosa, Terceira, Santa Maria e Pico são, segundo este especialista, as que apresentam mais mortes por eletrocussão, enquanto em S. Miguel se encontram as linhas mais modernas e os postes mais seguros. A EDA, segundo José Manuel Marques, considera que “é importante atuar” nesta área, tendo passado a realizar desde 2009 “algumas ações na manutenção e construção de linhas conducentes à diminuição do impacto na avifauna”.

Nesse sentido, a elétrica açoriana pretende,  em breve, adquirir dispositivos anticolisão, que serão colocados inicialmente em S. Miguel e na Terceira.

José Manuel Marques garantiu que a EDA deverá intervir em todas as ilhas até 2011, alterando a configuração dos suportes de apoio das linhas, o que deverá evitar as mortes de aves por eletrocussão. “O plano da EDA abrange todas as ilhas, de acordo com o que foi estabelecido com a SPEA”, afirmou, acrescentando que “os resultados deverão aparecer já este ano”.

Ainda segundo José Manuel Marques, as novas linhas de transporte de eletricidade que vierem a ser construídas “já terão em consideração as novas tipologias de apoio”.

Fonte: SIC


Você viu?

Ir para o topo