EnglishEspañolPortuguês

CITES continua protegendo elefantes contra a caça e o comércio de marfim

22 de março de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

A demanda da Tanzânia, que desejava a anulação da moratória sobre a venda do marfim para negociar 80,6 toneladas de marfim “legal”, foi rejeitada nesta segunda-feira na conferência da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas (CITES).

A Tanzânia alegava que o dinheiro arrecadado com a venda seria integralmente destinado a investimentos para a preservação da espécie.

Com o argumento de que sua população de elefantes goza de “boa saúde”, a Tanzânia buscava também ser reclassificada do Anexo I da convenção, que proíbe totalmente o comércio, para o Anexo II, que permite o comércio sob certas condições. O país africano teria uma população de 100.600 elefantes.

As duas propostas tanzanianas não chegaram nem perto de obter dois terços dos votos, quantidade necessária na conferência, durante as votações secretas.

O elefante africano, de nome científico Loxodonta africana, está inscrito no Anexo I da CITES desde 1989 em todos os países, com exceção de quatro: África do Sul, Zimbábue, Botsuana e Namíbia.

Em 2007 a conferência da CITES aprovou por consenso uma moratória sobre a venda do marfim até 2018.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo