EnglishEspañolPortuguês

9.100 peixes serão soltos em rios de Lucas do Rio Verde, no MT

19 de março de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Curimba, jatuarana, tambaqui, piau e cachara. Essas são apenas algumas das espécies que a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde, no MT, espera ver se desenvolvendo, dentre peixes amazônicos, pantaneiros e da bacia do Prata, em ecossistemas aquáticos do Médio Norte mato-grossense.

Imagem: Reprodução/Expresso MT
Imagem: Reprodução/Expresso MT

Para isso alevinos serão soltos no próximo dia 22, no Lago Ernani José Machado, no perímetro urbano da cidade, e nos rios Verde e Luca, (este último um córrego, na verdade). Os 9.100 exemplares preparados para esta ação foram divididos em 1.500 curimbas, 1.500 jatuaranas, 1.000 piaus, 100 cacharas, e em número bem maior, 5.000 mil tambaquis.

A iniciativa faz parte das comemorações pelo dia mundial da água e contará com o apoio da Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), que assim como o Poder Público Municipal, pretende estimular a consciência pela preservação, e de quebra melhorar a população e a diversidade dos animais aquáticos da região.

O objetivo maior, segundo releasing enviado pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Lucas, é “aliviar o impacto sofrido nos mananciais, decorrentes da pesca”. Ainda segundo o documento, o grupo de alevinos a ser distribuído naqueles mananciais é resultado da reprodução em cativeiro de duas conhecidas instalações : a estação de Piscicultura da Comunidade Morocó (Sorriso), e a Piscicultura da Associação dos Pequenos Chacareiros do Córrego Lucas.

Os alevinos serão soltos na segunda-feira, 22, a partir das 8h da manhã.

Fonte: Expresso MT

Você viu?

Ir para o topo