EnglishEspañolPortuguês

Passeata cobra providências para os animais abandonados

15 de março de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Numa ação conjunta, a ONG SOS Animais e o Grupo Tholl promoveram passeata na manhã do último sábado, 13, no calçadão da Rua Andrade Neves, com o intuito de pressionar o Executivo Municipal a apresentar soluções para os animais abandonados na cidade como cães, gatos e cavalos.

Foto: Reprodução/ Pelotas Mais

O público, em número expressivo no calçadão na manhã de sábado, parava para acompanhar o protesto e recebia folhetos explicativos sobre a situação dos animais de Pelotas. A concentração aconteceu na Andrade Neves com Voluntários da Pátria, de onde os manifestantes partiram rumo à Prefeitura de Pelotas, aos gritos de “bicho não é lixo” e outros slogans.

Animadores do Grupo Tholl abriram a passeata ao som dos mais diversos instrumentos, chamando a atenção e despertando ainda mais a simpatia do público para a causa. Documento aberto ao público esteve à disposição durante todo o dia no chafariz do calçadão para assinatura de simpatizantes e encaminhamento à Prefeitura.

O folheto distribuído traz fotos de uma matilha perseguindo uma cadela no cio, cavalos vítimas de maus-tratos, cães adultos e filhotes com o corpo coberto de feridas em decorrência de sarna; animais vítimas de atropelamento e animais confinados.

Estimativas oficiais apontam que circulam em Pelotas cerca de 30 mil cães abandonados. ONGs, sociedade civil e vereadores, após cinco reuniões com vários secretários municipais e as promessas de que haveria, até 30 de novembro de 2009, um novo tratamento aos animais de Pelotas, denunciam que nada mudou, apesar do muito que foi prometido.

Entre as reivindicações dos ativistas está o convênio entre a Prefeitura e o hospital veterinário da UFPel para atendimento de animais vítimas de maus-tratos, a construção de um abrigo de cães e gatos tratados e castrados, a realização de feiras de adoção para desafogar o canil municipal, a construção de uma hospedaria para grandes animais recolhidos das vias públicas, a contratação de veterinários para atendimento dos animais de rua, a aquisição de um veículo para socorro de pequenos animais atropelados ou encontrados em situação de risco e a disponibilização de um caminhão para recolhimento de animais de grande porte, 24 horas, sete dias por semana.

Na sexta-feira (12), véspera da manifestação, a Prefeitura anunciou as medidas que foram efetivadas visando atender as demandas referentes aos animais na cidade.


Você viu?

Ir para o topo