AVC poderá ser diagnosticado em animais ainda em 2010


O Centro de Diagnósticos Veterinários Provet traz ao Brasil a primeira máquina de ressonância magnética para animais. Problemas de saúde e doenças de difícil reconhecimento, como o acidente vascular cerebral (AVC), poderão ser diagnosticados com precisão em animais ainda neste ano.

Imagem: Reprodução/PB Agora
Imagem: Reprodução/PB Agora

A tecnologia é importada da Itália e significa um grande avanço para a medicina veterinária brasileira. “Este tipo de exame só estava disponível no país para seres humanos. Esta será a primeira máquina instalada em um centro de diagnósticos veterinários.

Agora, com este avanço, será possível tratar diversos tipos de doenças que anteriormente poderiam levar o animal ao óbito”, explica Edgar Sommer, sócio-diretor do Provet. O aparelho comporta animais de diferentes portes. “Poderemos examinar diversos tipos de bichos, desde cães, gatos, animais silvestres, exóticos e equinos”, conta Sommer.

O sócio diretor do Provet explica que o exame é capaz de localizar desde lesões intracranianas pequenas e complexas, alterações em tecidos moles, moléstias intra-articulares como lesões meniscais, até rupturas de ligamentos. De acordo com o veterinário pós-graduado em neurologia animal Leandro Romano, nos dias atuais as enfermidades mais difíceis de diagnosticar conclusivamente são as intracranianas.

O veterinário explica que estes quadros acontecem com frequência maior do que a maioria das pessoas imagina. No entanto, um simples exame clínico ou uma tomografia, métodos utilizados pelo mercado atualmente, não são suficientes para diagnosticá-los. “É um grande avanço na medicina diagnóstica nacional. Acredito que poderemos dar um melhor tratamento aos nossos pacientes e diagnosticar com precisão lesões antes não diagnosticadas.” A primeira máquina de ressonância magnética em centro de diagnósticos veterinários do Brasil será instalada em São Paulo, na unidade de Moema do Provet. O Centro de Diagnósticos Veterinários prevê, que a partir do segundo semestre de 2010, o exame já esteja disponível para a alegria e tranquilidade dos animais e de seus tutores.

Fonte: PB Agora


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CONSERVAÇÃO

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

MAUS-TRATOS

HABITATS DESTRUÍDOS

OMISSÃO

ECONOMIA CIRCULAR

DEDICAÇÃO

TECONOLOGIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>