EnglishEspañolPortuguês

Qatar: conferência quer mais recursos para preservar a vida selvagem

14 de março de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

A Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies em Risco (CITES, na sigla em inglês) pediu neste sábado (13) mais recursos para preservar a vida selvagem, no início de uma reunião em Doha que examinará o destino de espécies ameaçadas, como o atum vermelho do Mediterrâneo.

Reunida até 25 de março, a conferência da CITES, que regulamenta ou proíbe o comércio de 34.000 espécies da fauna e da flora selvagem desde 1975, estudará 42 propostas de inscrição ou reforço das normas comerciais. A CITES pretende regulamentar o comércio de espécies selvagens, fonte de recursos para as comunidades locais, sobretudo quando o excesso de exploração ameaça a sobrevivência.

Para executar a missão, a convenção – que dispõe apenas de cinco milhões de dólares por ano – pede agora um aumento significativo do orçamento. “Sem financiamento adequado, a CITES corre o risco de esquecer espécies muito importantes”, afirmou o secretário-geral da convenção, Willem Wijnstekers. A CITES almeja um aumento de 30% do orçamento.

Fonte: AFP

Você viu?

Ir para o topo