EnglishEspañolPortuguês

Além de companheiro, cão ajuda criança com deficiência nos Estados Unidos

14 de março de 2010
4 min. de leitura
A-
A+

Por Giovanna Chinellato (da Redação)

Como qualquer aluno, Owen Johnson vai para a escola diariamente e ama os animais. Mas, ao contrário dos outros estudantes da escola pública Nah Tah Wahsh, em Michigan, nos Estados Unidos, onde ele estuda, Owen sempre leva junto seu cãozinho Chase, um labrador de 7 anos. Chase ajuda pegando coisas que Owen derruba, e o auxilia  a movimentar sua cadeira de rodas.


Foto: Daily Press
Foto: Daily Press


Owen, que nasceu com espinha bífida, também sofreu de fluido no cérebro e já passou por 42 cirurgias no hospital infantil Milwaukee, segundo sua mãe, Kelli Danz.

“Owen frequenta a escola Nah Tah Wahsh desde que tinha três anos”, ela disse.

Ela descobriu que animais ajudavam pessoas com deficiência ouvindo uma conversa na vizinhança. Depois de pesquisar lugares que disponibilizavam treinos, Kelli descobriu o Four Paws fos Ability (quatro patas pela habilitação), em Ohio.

“O Four Paws for Ability, uma organização sem fins lucrativos, realiza o treinamento com cães de abrigos ou de raça”, disse Kelli. “Chase veio de um abrigo. Ele foi abandonado com 5 meses, e imediatamente seu potencial para cuidar de pessoas foi reconhecido pelo seu comportamento”.

Chase ficou em treinamento em Ohio, aprendendo comandos básicos em uma penitenciária, por seis meses. “É uma situação de benefícios mútuos, não apenas para o treinamento, mas também para os detentos que se qualificam para participar desses treinamentos, pois a maioria foi condenada à prisão perpétua, e assim se sentem úteis para a comunidade”, disse Kelli.

Depois dos seis meses de treinamento em comandos básicos, os animais voltam para o Four Paws for Ability e são deixados com um treinador profissional, que irá rever os comandos que aprenderam e ensinar como antecipar e reagir a comandos de seus novos tutores.

Entretanto, o custo para se obter todo o treino chega a dez mil dólares por animal. “Quando decidimos ter um animal para ajudar Owen, fizemos um jantar de espaguete para arrecadarmos dinheiro, e a comunidade toda deu apoio a ele”, disse Kelli. “Foi incrível. A Ray’s Feed Mill doou ração para a vida toda de Chase e a Bay Vet Clinic doou serviços veterinários. Tem sido maravilhoso”.

Uma vez que o dinheiro estava arrecadado, Owen e sua mãe foram para Ohio por duas semanas treinar e trabalhar com Chase. De acordo com Kelli, o treinamento de duas semanas deu a oportunidade de Owen e Chase se conhecerem, para Owen aprender os comandos e Chase aceitá-los.

“Eles são parceiros”, disse Kelli. “Mesmo quando Owen estava passando por cirurgias, Chase estava lá, na sala de espera, junto conosco, e depois ele ficou com Owen, dormindo na cama com ele enquanto se recuperava”.

Pela lei americana, Chase pode acompanhar Owen em qualquer lugar público, exceto piscinas públicas ou cozinhas de restaurantes.

Outro benefício para Owen, notou Kelli, é que Chase tem sido bastante “socializador”, encorajando as pessoas a falar com Owen, onde, na maior parte das vezes, Chase é o assunto. “As pessoas costumam ficar desconfortáveis com quem tem deficiências, mas quando veem Owen e Chase juntos, se interessam e vão falar com ele sobre o cão”.

Chase pega o ônibus da escola com Owen duas vezes por semana, e é o mascote não oficial dos estudantes da Nah Tah Wahsh.

“Chase abre portas e pega objetos”, disse Owen. “Ele gosta de brincar de pegar e nunca se cansa”.

Os cães de auxílio costumam trabalhar por 10 ou 12 anos, mas não existe um limite predefinido. De acordo com Kelli, Chase vai se aposentar quando não puder mais cumprir suas tarefas. Entretanto, isso não irá tirar Chase do lado de Owen, ele irá continuar com a família até o fim de sua vida.

“Quando chegar a época de Chase se aposentar, já terá outro cão esperando para trabalhar em seu lugar”, disse Kelli. “E quando essa época chegar, nós iremos ao Four Paws Ability e, depois de duas semanas, traremos um novo membro para a família que irá ‘pegar a guia’ pelo Chase”.

Para um pequeno homem que ama animais, Owen, quando questionado sobre o que gostaria de fazer quando crescer, como qualquer outra criança, responde que ainda não sabe, mas acredita que irá trabalhar com animais.

Com informações de Daily Press

Você viu?

Ir para o topo