Macaco-prego é encontrado em área residencial no RS


A Vigilância Ambiental de Passo do Sobrado (RS) capturou um macaco-prego na área da urbana do município. O animal estava numa casa em área residencial, no centro do município. Segundo informações dos moradores da área, era dócil e afável, o que indica criação em cativeiro. Por dois meses ele foi tratado pelos moradores da vizinhança. Após a captura, o animal ameaçado de extinção foi encaminhado ao parque da Gruta de Santa Cruz do Sul.

A coordenadora do setor, Lea Ferreira, conta que o encaminhamento visa ao bem-estar do animal. “Por sua característica, de ser um animal socializado com as pessoas, ele entrava nas casas e fazia bagunça. Abria a geladeira, pegava comida. Então temendo que alguém pudesse se zangar e maltratar o bichinho entramos em contato com o Ibama, que sugeriu o envio dele ao Parque da Gruta”, relata.

O macaco-prego faz parte da família dos Cebídeos e é considerado o primata mais inteligente das Américas. É o único dos trópicos que utiliza ferramentas em ambiente natural. As ferramentas mais comuns são pedras utilizadas para quebra de cocos e para cavar em busca de raízes comestíveis; também utiliza varetas para capturar larvas de insetos e mel de ocos de árvores.

Animal foi encaminhado para o Parque da Gruta de Santa Cruz
Macaco é encaminhado ao Parque. (Foto: Passo do Sobrado/Filipe Faleiro Machado)


Fonte: Gaz


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

GRATIDÃO

INDEFESAS

VIDA NOVA

AMOR

VIDA NOVA

RIO DE JANEIRO

ALTERNATIVA VEGANA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>