EnglishEspañolPortuguês

Começa a temporada de Iditarod, a maratona da morte para cães no Alasca

13 de março de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

Pelo menos três cães, na plenitude de suas vidas, morrerão no Alasca durante a próxima semana. Talvez até seis percam suas vidas, como no ano passado. Ou mais.

É tempo de Iditarod, a famosa corrida de 1.850 km no gelo e neve no Alasca, de trenós puxados por cães.


Começou a temporada de Iditarod no Alasca. (Imagem: Redstarcafe.com)


A temporada de Iditarod de 2010 começou no final de semana passado. As temperaturas na maratona são conhecidas por chegar até 50 graus abaixo de zero – frio suficiente para, literalmente, congelar os cães até a morte.

No ano passado, um musher (condutor do trenó puxado por cães) disse que sentiu a formação de gelo sob a pele, antes de dois cães morrerem, mas que não havia nada que pudesse fazer para ajudar os animais.

Não há nenhuma dúvida de que cães adoram correr. Mas o Iditarod transformou os trenós puxados por cães em um esporte radical. Na primeira corrida, em 1973, o recorde de velocidade foi fixado em 20 dias e 49 minutos. O recorde atual, conquistado em 2002, é de apenas 8 dias, 22 horas e 46 minutos. Os cães não evoluíram para serem muito mais rápidos; eles apenas estão sendo forçados a correr cada vez mais.


Cães são forçados a correr cada vez mais. (Imagem: Baltimore Sun)


Mas o principal da corrida não são os cães. É a glória. Ou talvez seja o dinheiro do prêmio, que este ano é de 590 mil dólares. Ou talvez seja o caminhão Dodge novinho em folha.

Enfim, o que quer que faça as pessoas se inscreverem para a corrida, são os cães que pagam um preço alto por isso.

Com informações de Charge.org

Você viu?

Ir para o topo