EnglishEspañolPortuguês

Autoridades planejam eutanasiar cães e gatos vítimas de tsunami no Chile

11 de março de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

Atingida por um tsunami, Dichato, província de Concepción, no Chile, foi completamente arrasada. Hoje, na zona costeira, o quadro é desolador: as famílias vivem nas ruas, e os cães e gatos em absoluto desamparo. São cerca de 100 animais, muitos deles doentes e desorientados por sua condição de abandono.

Como uma solução para o abandono dos animais, a autoridade sanitária da região de Biobío escolheu a eutanásia. Ou seja, colocar para “dormir” cães e gatos, com a justificativa de “acabar com seu sofrimento”.

Esta decisão foi publicamente denunciada por ativistas na área e rejeitada categoricamente. Felix Gonzalez, ex-presidente do Partido Verde e protetor dos animais muito conhecido em Concepción, disse que a medida deixou novamente exposta a falta de interesse e preocupação do governo com os animais.


Cão dorme em escombros. (Foto: Carola Osiadacz)


“Recebi um telefonema de Sandra Briones, encarregada da parte de zoonoses da Secretaria Regional Ministerial de Saúde. Me avisou que eles eutanasiariam os cães de Dichato e que se nós, protetores dos animais, fôssemos resgatá-los, os animais se salvariam. Eu respondi imediatamente que, se os animais fossem mortos, iriam ganhar um problema a mais, porque os protetores dos animais recorreriam à justiça para denunciar a medida antiética de controle de animais”, contou Felix Gonzales.

Gonzalez disse que os cães e gatos de Dichato já recebem alimentação e cuidados veterinários e que pretende promover uma campanha de adoção nacional, em parceria com a Rede de Socorro Animal Chile (SACH), grupo formado por ONGs de proteção aos animais de todo o Chile, especialmente para resgatar os animais atingidos pelo terremoto e pelo tsunami.

Sandra Briones negou as acusações e disse que se dirigiriam à zona costeira para prestar cuidados veterinários e realizar um diagnóstico geral da situação dos animais. Questionada sobre o plano de eutanasiar todos os cães e gatos abandonados, ela disse que o serviço de eutanásia foi colocado à disposição, de forma gratuita, para os animais que se encontrem doentes, mediante autorização dos tutores.

Descaso com os animais

Recordando o trabalho que grupos de protetores dos animais vêm realizando em todo o país, para tornar a vida de milhares de animais melhor, o ex-líder dos ambientalistas salientou que as ONGs sempre fizeram – e continuam fazendo – o trabalho do governo.

“A superpopulação canina é um problema do governo, que as ONGs tentam controlar com seus próprios recursos. No entanto, incrivelmente, são colocados obstáculos e problemas para nós. Isso porque as autoridades simplesmente não se preocupam com o bem-estar dos animais. Se não fosse assim, a presidente Michelle Bachelet teria incluído um item de resgate de animais para as regiões mais afetadas pelo terremoto e pelo tsunami”, disse Felix Gonzalez.

“Na falta de ação do governo para os animais afetados pelo terremoto e pelo tsunami, o Fundo Internacional para a Proteção dos Animais e dos seus Habitats (em inglês, IFAW), cancelou sua vinda ao país. Porque eles não foram convidados pelo governo chileno para salvar os animais…”, concluiu.

Com informações de PrensAnimalista




Você viu?

Ir para o topo