EnglishEspañolPortuguês

Criação do biotério de Azambuja, em Portugal, pode ser cancelada

10 de março de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Mais de 4.500 pessoas assinaram a petição contra a criação do biotério de Azambuja, em Portugal. O local, cujo principal promotor é a Fundação Champalimaud, deverá ser um dos maiores centros da Europa para a criação de animais para experiências científicas.

A plataforma de objeção, que organizou a petição, foi ouvida pela comissão parlamentar de Educação e Ciência. A responsável pela plataforma, Constança Carvalho, afirma que os partidos políticos demonstraram interesse em propor medidas legislativas referentes às propostas apresentados no documento.

Constança acredita que a Fundação Champalimaud deverá “repensar” o seu projeto e construir antes um centro 3R (Reduction, Refinement e Replacement – Redução, Melhoramento e Substituição). A responsável explicou que estes Centros permitem desenvolver alternativas à experimentação animal, e garante que o futuro será reduzir e acabar com essas práticas.

Dados da congênere norte-americana do Infarmed, a Food and Drug Administration (FDA), referem que apenas 8% dos medicamentos testados em animais têm resultados positivos. “Os outros 92% não serviram para nada ou foram prejudiciais”, acrescentou Constança, voltando a questionar se vale a pena apostar num modelo que não é 100% eficaz para a Saúde e para a Ciência.

Com informações do Público

Você viu?

Ir para o topo