Naturatins e Ibama discutem plano para reabilitação de animais silvestres


Para traçar um plano para o recebimento e tratamento dos animais silvestres vítimas do tráfico e de atropelamentos que chegam aos órgãos ambientais, o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, Antônio Santiago, reuniu-se com a representante do Ibama, Patrícia Barba. A reunião aconteceu na tarde de sexta-feira, 5, na sede do órgão Estadual.

Os participantes discutiram a necessidade de um termo de cooperação técnica com o Ibama e com clínicas veterinárias para cuidados específicos. “Nosso objetivo é somar esforços dos órgãos parceiros para oferecer um tratamento adequado aos animais silvestres vítimas de maus-tratos ou atropelamentos em rodovias que são capturados ou entregues no órgão”, afirmou Santiago.

A necessidades do mapeamento de área propícia para soltura dos animais reabilitados e de um local provisório para reabilitação (enquanto o CEMAS – Centro de Manejo de Animais Silvestres – não fica pronto) também foram pauta da reunião.

Este foi o primeiro encontro técnico com a participação do biólogo Marlon Rodrigues e da veterinária Cristiane Rodrigues, ambos do Naturatins. Para o início do planejamento a equipe prevê outros encontros, um destes ainda para este mês.

CEMAS

Proposto pelo Naturatins em parceria com a Investco, Ibama e Associação Nossa Natureza, CEMAS será um centro de recepção, triagem e cuidados aos animais vítimas de acidentes ou maus-tratos, entregues ou apreendidos pelo órgão, que estejam impossibilitados de retornar ao ambiente natural. 

Fonte: O Girassol



Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ÍNDIA

RESGATE

ASFIXIA

NECROPSIA

SAUDADE

MAUS-TRATOS

FAMINTOS

SAÚDE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>