EnglishEspañolPortuguês

Elefantes selvagens vítimas da guerra migram para vilarejo em Angola

9 de março de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Elefantes selvagens migraram para um vilarejo no sul de Angola, vindos do país vizinho, Botsuana, na manhã desta terça-feira (9). Os habitantes do vilarejo se dirigiram à Namíbia após a ocupação dos animais, e as autoridades angolanas alegam que há necessidade de adotar medidas para mantê-los em reservas.

Os animais permaneceram oito anos afastados da região, após ela ser assolada por uma Guerra Civil de três décadas, que praticamente eliminou a vida selvagem local. O impacto da ação humana sobre a população angolana de elefantes foi tão devastador que agora o país depende da África do Sul para reabastecer a população de elefantes.

Acredita-se que mais de 100 mil elefantes, milhares de rinocerontes e búfalos tenham sido mortos nos confrontos entre as tropas governamentais da Angola e rebeldes do principal partido de oposição durante os 27 anos da guerra que terminou em 2002.

Animais que não morreram por minas ou tiros militares se tornaram presas para caçadores ou moradores de vilas locais que tentavam se salvar da fome.  Apesar de ser um símbolo nacional, a palanca-negra-gigante quase foi extinta no que foi um dos maiores massacres de vida selvagem no último século.

Com informações de O Globo

Você viu?

Ir para o topo