EnglishEspañolPortuguês

Instituto Ambiental do Paraná realiza evento inédito sobre a conservação da fauna nativa

8 de março de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

O Governo do estado do PR, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e sua autarquia o Instituto Ambiental do Paraná, promove nesta terça-feira (09), em Curitiba, o I Encontro sobre Políticas de Conservação e Gestão da Fauna. É o primeiro encontro do gênero e tem o objetivo de discutir as políticas públicas de conservação e da gestão da Fauna no Paraná e Brasil.

O evento contará com palestras relacionadas com o tema “proteção da fauna nativa” e “manejo de espécies exóticas”. Durante todo o dia, os profissionais estarão apresentando as ações do IAP, do Ibama e de outras instituições que contribuem para a definição e aplicação da fauna silvestre.

“É uma oportunidade de levar para o conhecimento de todas as ações que vem sendo desenvolvidas sobre o assunto no Estado e também de discutir metodologias de trabalhos que vem sendo aplicadas a nível nacional”, explica o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

O I Encontro sobre Políticas de Conservação da Fauna Nativa está sendo desenvolvido por meio de uma parceria entre o Instituto Ambiental do Paraná e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

A discussão e troca de experiências irão contribuir na divulgação das informações para geração e atualização de conhecimentos a sobre a conservação da fauna brasileira, além de agregar e sensibilizar instituições públicas, privadas e do terceiro setor a conhecer e colaborar com a política de fauna do Estado.

Segundo o presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Vitor Hugo Burko, o evento também marcará as novas ações do Sisfauna/PR na implementação da Política Estadual de Proteção à Fauna Nativa.

“Esperamos buscar articulação de vários segmentos, não só governamentais, mas principalmente do setor privado e da sociedade civil para atuarem de forma conjunta na conservação de fauna”, aponta Burko.

A mesa de abertura será composta pelas seguintes autoridades: secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues; diretor-presidente do IAP, Vitor Hugo Ribeiro Burko; coordenadora-geral de Autorização de Uso e Gestão de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama, Cosette Barrabas Xavier da Silva; superintendente do Ibama no Paraná, Douglas Roberto de Moraes; diretora de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Márcia de Guadalupe Pires Tossulino; e o comandante da Polícia Ambiental Força Verde, toenente-coronel João Rosa Neto.

O evento contará ainda com a presença de representantes de Instituições de Ensino e Pesquisa, Organizações Governamentais e Não-Governamentais, do setor privado e da comunidade científica, além de outros profissionais que atuam na área de fauna. O evento será realizado nesta terça-feira (9), no Hotel Paraná Suíte, das 8h30 até às 18h30.

Fonte: Agência de Notícias Estado do Paraná

Você viu?

Ir para o topo