EnglishEspañolPortuguês

Animal silvestre é encontrado e devolvido à natureza

8 de março de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente de VenâncioAires (RS) realizou na última sexta-feira (5) a ação que reconduziu um Veado Campeiro à natureza. O animal foi capturado pela Secretaria com ajuda de pessoas da comunidade no Acesso Dona Leopoldina na última terça-feira (2). Machucado e assustado, o animal precisou ser tranquilizado para que pudesse ser transportado até uma clínica veterinária, onde foi medicado e ficou em observação por dois dias.

Foto: Venâncio Aires/Adriene Antunes
Foto: Venâncio Aires/Adriene Antunes

Com autorização do Ibama e aprovação do laudo veterinário de Luciano Frozza, o animal, um filhote macho, foi devolvido a natureza na região serrana do município onde havia sido avistado uma fêmea. Em extinção, o Veado, que estava em um terreno baldio, foi avistado por moradores que acionaram a Secretaria. Durante a captura, o animal entrou na empresa Comercial Acesso onde ficou preso e recebeu a medicação. A Bióloga da Secretaria, Gabriela Graef, salienta que só foi possível a captura devido ao fato dele ficar trancado na sede do Comercial. “Estes bichos são rápidos, atingem uma velocidade em torno de 70km/hora e seria impossível pegá-lo se não fosse ele ter se escondido na loja”, ressalta.

No mesmo dia, um macaco da espécie bugiu, um macho adulto, também foi visto na localidade onde o Veado Campeiro foi capturado. A Secretaria afirma que há a possibilidade de que os dois animais estivessem juntos em cativeiro. “Estivemos no local, mas não conseguimos pegá-lo. Naturalmente, ele procurará seu habitat. Apesar de serem silvestres nenhum destes animais oferecem risco à comunidade”, afirma.

Fonte: Gaz

Você viu?

Ir para o topo