EnglishEspañolPortuguês

População de raposas da Califórnia se recupera após surto de raiva

5 de março de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Por Marcela Couto (da Redação)

Uma década depois de um surto de raiva canina ter matado quase toda a população de raposas da Ilha Catalina, na Califórnia, a espécie está conseguindo se recuperar.


Foto: Los Angeles Times


Cerca de 1.200 das 1.300 raposas morreram por causa da doença. Agora, graças a um programa de recuperação da espécie e algumas mudanças climáticas benéficas, a população está aumentando a cada dia.

As ações de preservação incluíram vacinações, monitoração de indivíduos e programas educativos.

A criação em cativeiro para reabilitação da espécie foi finalizada em 2004. Cerca de 950 raposas estão vivendo livres na ilha, em comparação com 784 no mesmo período em 2008.

Uma vez por ano, os animais são capturados e examinados por veterinários, para evitar doenças como um raro câncer de orelha que atingiu as raposas mais velhas recentemente.

Dentre as mudanças climáticas que colaboraram para a salvação da espécie, houve uma seca em 2007 que resultou em muitas carcaças de cervos que serviram de alimento para as raposas. Também ocorreu um período de muita chuva nos últimos dois anos, o que causou uma explosão da população de ratos, o alimento preferido da espécie.

Com informações de Los Angeles Times

Você viu?

Ir para o topo