EnglishEspañolPortuguês

Ibama aplica R$ 93 mil em multas e apreende mais de 70 pássaros silvestres em uma semana

5 de março de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Cerca de 73 pássaros silvestres apreendidos e R$ 93 mil em multas aplicadas. Este é o saldo da Operação Roleta Russa realizada pelo Ibama no ES. A operação aconteceu ao longo desta última semana nos municípios de Afonso Claudio, Iúna, São José do Calçado, São Gabriel da Palha e Vitória.

A infração mais recorrente, de acordo com o responsável pela fiscalização, foi a adulteração de anilhas. Entre as aves apreendidas durante a operação estão duas espécies ameaçadas de extinção – curió e pixoxó. Das vinte e uma criações vistoriadas, até o momento, treze apresentaram problemas e foram autuadas.

Os criadores autuados, durante a Operação Roleta Russa, possuem 20 dias para apresentarem suas respectivas defesas junto ao Ibama e vão responder a processos criminais junto ao Ministério Público de seu Município. Os pássaros apreendidos nesta Operação serão encaminhados para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias),  localizado no município de Aracruz, onde passarão por um período de readaptação para serem devolvidos à natureza.

A Operação Roleta Russa tem como objetivo buscar, aleatoriamente, criadores cadastrados no Sistema de Criadores Amadoristas de Passeriformes (Sispass) do Ibama. Os Agentes Ambientais do Ibama estão realizado mais ações em criadores, nesta sexta (05), no Município de Nova Venécia.

Fonte: Gazeta On-line

Você viu?

Ir para o topo