EnglishEspañolPortuguês

WSPA denuncia lobby pela volta da caça às baleias

3 de março de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Nos últimos 20 anos as nações baleeiras mataram, juntas, mais de 25.000 grandes baleias, apesar de existir uma proibição internacional de caça comercial há 24 anos. Membros da CIB (Comissão Internacional da Baleia) estão reunidos hoje (inclusive o Brasil), na Flórida, Estados Unidos, para discutir uma nova proposta para legalizar a matança.

Foto: Reprodução/ EPTV

Em resumo, um acordo está sendo alinhavado para tentar fornecer quotas de caça comercial de baleias para o Japão, Noruega e Islândia, a partir de novembro deste ano. E a WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal) condena veementemente tal proposta. Como justificativa, tem um argumento contundente: a desumanidade do ato.

Segundo Claire Bass, gerente do programa de mamíferos desta rede mundial que agrega 50 organizações não-governamentais, “as baleias são animais sencientes, que sofrem uma dor excruciante quando atingidas por arpões explosivos”. E uma entidade que defende os animais não pode concordar com tal despropósito.

“Tanto governos quanto a opinião pública mundial aceitam que temos a responsabilidade de proteger os animais de sofrimento desnecessário. É hora de a CIB acordar para essa realidade e parar de tentar ressuscitar essa indústria arcaica e moribunda”, disse.

Para concluir, Bass argumentou o seguinte: “A proposta está repleta de inconsistências, como manter a moratória ao mesmo tempo em que permite a caça comercial; ou criar novos santuários de baleias ao mesmo tempo em que permite a caça nos já existentes. A tentativa de agradar aos três países que obstinadamente persistem na caça certamente irá desagradar as muitas nações-membro da CIB que esperam ver a Comissão protegendo as baleias, e não a caça”.

A proposta na íntegra, para quem quiser conhecer, está acessível no website da CIB:

http://www.iwcoffice.org/_documents/commission/future/IWC-M10-SWG4.pdf.

Fonte: EPTV


Você viu?

Ir para o topo