EnglishEspañolPortuguês

Tutores de animais terão que passar por teste de aptidão

2 de março de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Famosos pelo gosto por animais domésticos, os ingleses saem mais uma vez na frente na luta pelo bem-estar animal. De acordo com o site do jornal Telegraph os governos da Inglaterra e do País de Gales estão sugerindo uma série de medidas que visam impedir comportamentos violentos nos cães, em decorrência de tutores despreparados e irresponsáveis. E para julgar a competência dos atuais e futuros tutores, os países querem submeter os tutores a um teste de competência.

Aumento de ataques de cães motivou novas medidas governamentais (Foto: Javier Prazak)
Aumento de ataques de cães motivou novas medidas governamentais Crédito: Javier Prazak

Segundo a publicação, se aprovado, o teste custará ao tutor 60 libras. Além disso, o seguro que cobre possíveis mordidas e ataques passará a ser obrigatório, bem como o microchip com informações do tutor, implantado por cerca de 30 libras. Todas essas medidas passarão por consulta popular em algumas semanas, mas o anúncio delas já tem causado contestações. Isso porque para os críticos, os tutores responsáveis serão penalizados com um custo a mais nas despesas enquanto os tutores irresponsáveis irão simplesmente ignorar as novas medidas.

Em entrevista ao Telegraph o porta-voz da ONG RSPCA, uma das mais tradicionais no mundo em proteção animal, revelou que uma revisão na legislação seria bem-vinda, mas completou dizendo que a entidade não apoiaria nada que viesse a prejudicar os tutores sensatos e dedicados. Uma fonte do governo revelou que o documento com as propostas foi elaborado pelo Departamento de Meio Ambiente e Assuntos Rurais e apresenta uma real preocupação com os danos causados por cães educados para serem violentos e perigosos.

De acordo com a publicação houve um aumento no número de cães utilizados para intimidar ou ameaçar outras pessoas na Inglaterra. Em 2007, quando houve a última medição, foram registrados 703 casos de animais perigosos, contra 547 em 2004. E para tentar frear esse índice, o governo acredita que identificar os tutores irresponsáveis é um caminho. Segundo o documento, o teste de competência a ser realizado seria semelhante ao teste teórico destinado aos que desejam tirar carteira de motorista.

Outra proposta da nova lei seria de aumentar os poderes policiais e das autoridades locais, com o objetivo de punir os cães fora do controle em qualquer lugar, mesmo em lugares privados. Isso porque atualmente, se a agressão ocorrer dentro de uma residência, por exemplo, o cão e seu tutor estão isentos de serem punidos. Essa medida em específico promete agradar os carteiros, que por anos têm sofrido ataques de animais sem ter o respaldo da lei.

Com informações do PetMag

Nota da Redação: Assim como pessoas estimuladas à violência desenvolvem comportamentos agressivos, com os animais não humanos o impacto dessa influência não é diferente. É preciso, portanto, consciência e preparo para educar e conviver com um outro ser. O teste acabou se mostrando uma medida necessária para evitar os maus-tratos oriundos de uma educação ruim e, muitas vezes, irreversível. Pode ser que funcione: infelizmente, chegamos a este ponto.

Você viu?

Ir para o topo