População comete erro ao aprisionar jacaré em Jaboatão dos Guararapes (PE)


(da Redação)

A captura de um jacaré-do-papo amarelo realizada ontem (01/03) pela população do Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes, em PE, é um grave erro que deve ser evitado a todo custo. É também um crime ambiental e pode resultar em multa e processo criminal, com penas de até um ano de detenção. O alerta é dos profissionais do Núcleo de Fauna do Ibama PE.

Jacaré no tanque de contenção do Ibama (Foto: Ibama)
Jacaré no tanque de contenção do Ibama (Foto: Ibama)

Segundo o biólogo Yuri Valença o jacaré não oferece riscos às pessoas, a menos que seja importunado. “Ao tentar capturar o jacaré ele vai se defender e pode provocar sérios acidentes, pois suas mandíbulas são muito fortes”, explica. Ele informa também que não existem relatos de ataques desse animal a seres humanos em situações corriqueiras e, portanto, não há por que aprisionar o animal que se encontra solto.

Jacaré na gaiola de transporte para soltura (Foto: Ibama)
Jacaré na gaiola de transporte para soltura (Foto: Ibama)

Caso um jacaré invada um quintal ou uma casa o correto é tentar afugentá-lo com uma vara para a área de onde veio, provavelmente um rio ou córrego. Se o morador não se sentir capaz de executar a tarefa, daí sim deve procurar os órgãos competentes, como as guardas municipais, os policiais militares da Cipoma, os bombeiros ou mesmo o Ibama.

O biólogo lembra também que os jacarés têm um importante papel na natureza e devem ser protegidos. “Esses animais só se aproximam das casas quando perdem espaço nos rios, lagoas e córregos em que habitam, por isso é importante conservar em bom estado essas áreas naturais.”

O jacaré capturado pelos moradores do Jardim Jordão foi trazido ao Ibama ontem (01/03) pelos bombeiros e será solto hoje (2) em áreas livres do município de Escada, na bacia do rio Pirapama.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ÓRFÃO

TRATAMENTO

PROTEÇÃO ANIMAL

CRUELDADE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>