EnglishEspañolPortuguês

População comete erro ao aprisionar jacaré em Jaboatão dos Guararapes (PE)

2 de março de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

A captura de um jacaré-do-papo amarelo realizada ontem (01/03) pela população do Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes, em PE, é um grave erro que deve ser evitado a todo custo. É também um crime ambiental e pode resultar em multa e processo criminal, com penas de até um ano de detenção. O alerta é dos profissionais do Núcleo de Fauna do Ibama PE.

Jacaré no tanque de contenção do Ibama (Foto: Ibama)
Jacaré no tanque de contenção do Ibama (Foto: Ibama)

Segundo o biólogo Yuri Valença o jacaré não oferece riscos às pessoas, a menos que seja importunado. “Ao tentar capturar o jacaré ele vai se defender e pode provocar sérios acidentes, pois suas mandíbulas são muito fortes”, explica. Ele informa também que não existem relatos de ataques desse animal a seres humanos em situações corriqueiras e, portanto, não há por que aprisionar o animal que se encontra solto.

Jacaré na gaiola de transporte para soltura (Foto: Ibama)
Jacaré na gaiola de transporte para soltura (Foto: Ibama)

Caso um jacaré invada um quintal ou uma casa o correto é tentar afugentá-lo com uma vara para a área de onde veio, provavelmente um rio ou córrego. Se o morador não se sentir capaz de executar a tarefa, daí sim deve procurar os órgãos competentes, como as guardas municipais, os policiais militares da Cipoma, os bombeiros ou mesmo o Ibama.

O biólogo lembra também que os jacarés têm um importante papel na natureza e devem ser protegidos. “Esses animais só se aproximam das casas quando perdem espaço nos rios, lagoas e córregos em que habitam, por isso é importante conservar em bom estado essas áreas naturais.”

O jacaré capturado pelos moradores do Jardim Jordão foi trazido ao Ibama ontem (01/03) pelos bombeiros e será solto hoje (2) em áreas livres do município de Escada, na bacia do rio Pirapama.

Você viu?

Ir para o topo