EnglishEspañolPortuguês

Japão anuncia que ignorará proibição mundial da pesca do atum azul

2 de março de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

O Japão anunciou que vai ignorar a proibição de comércio internacional do atum azul do oceano Atlântico. Este provavelmente será um tema bastante discutido quando a reunião da Organização das Nações Unidas sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas da Fauna e Flora Silvestres (CITES) ocorrer, neste mês.

O atum azul é a base de uma das pescarias mais rentáveis no Japão, e é também uma das espécies de peixe mais ameaçada do mundo.


Atum azul está ameaçado de extinção. (Imagem: Care2)


No entanto, um representante do Japão disse que eles não acreditam que o atum azul está em perigo de extinção. Eles insistem que a Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico (ICCAT) deve ser a única a monitorar a população de atum azul, ao invés da CITES. Talvez isto porque, quando uma espécie é adicionado à lista da CITES, não é removida.

Parece que o Japão ignora o fato de que 60.000 toneladas de atum azul são pescadas por ano, quando o limite é de apenas 22.000 toneladas. Com isso, talvez a única maneira de evitar a sua extinção seja uma proibição mundial.

A aprovação da proibição da pesca de atum azul depende da aprovação de dois terços dos 175 países membros da CITES. Países europeus, como a França, dizem que estão preparados para suportar uma proibição de comércio internacional do atum azul.

Com informações de Care2

Você viu?

Ir para o topo