EnglishEspañolPortuguês

Remédios de humanos podem fazer mal aos bichos

1 de março de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Brasileiro tem mania de se automedicar. Com qualquer espirro ou sinal de dor, as pessoas correm para a prateleira de casa à procura de remédio. Alguns vão além e medicam o animal de estimação com os mesmos produtos, para humanos. Mas será que eles fazem o mesmo efeito nos bichos?

Segundo a veterinária Fernanda Fragata, diretora-clínica do Hospital Sena Madureira, em São Paulo, alguns medicamentos de humanos podem ser administrados aos animais, mas com doses diferentes.

“Em relação aos anti-inflamatórios, os bichos são muito sensíveis e podem desenvolver até úlcera estomacal se forem administrados em grande dose”, diz.

No entanto, essa classe de medicamentos, segundo Fernanda, é a mais comum a ser dada aos animais, seguida dos analgésicos..

“O mais seguro nesse caso é utilizar um específico para cães e gatos”.

A veterinária afirma também que os produtos à base de paracetamol (como o Tylenol), por exemplo, são altamente tóxicos para os gatos e devem ser evitados..

“Já os cães são muitos sensíveis ao Voltaren”, completa.

O veterinário Carlos Durão, de São Paulo, alerta os problemas que a automedicação pode trazer ao bicho:.

“Se algum remédio for administrado em dose errada, o pet pode apresentar intoxicação, convulsões, arritmia cardíaca, diarreia com sangue, tremores e até morrer”.

Fonte: R7

Você viu?

Ir para o topo