EnglishEspañolPortuguês

INEA ainda investiga morte de peixes na Lagoa Rodrigo de Freitas

1 de março de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

O laudo do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) sobre o que está provocando a mortandade de peixes na Lagoa Rodrigo de Freitas – Zona Sul do Rio – deve ser divulgado nesta terça-feira (2) e dele, os técnicos esperam uma identificação precisa do que causou o problema.

Desde a última sexta-feira, foram recolhidas toneladas de peixes mortos da Lagoa. Em alguns pontos, o espelho d’água chegou a ficar completamente coberto e o mau cheiro era muito forte, sergundo moradores do entorno.

Técnicos da Gerência de Qualidade da Água do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), órgão executivo da Secretaria do Ambiente, estão desde sábado (27) coletando amostras de água e peixes na lagoa. A secretária, Marilene Ramos, e o presidente do Inea, Luiz Firmino Martins Pereira, estiveram no escritório do Inea da Lagoa para acompanhar os trabalhos.

Ainda na tarde da última sexta-feira, Marilene descartou que o acidente ambiental tenha qualquer relação com o fato de a comporta do Canal do Jardim Alah ter sido aberta na quinta-feira passada, devido ao rompimento de uma tubulação, e que causou um despejo de esgoto na Praia do Leblon.

O monitoramento da lagoa, indicou que não houve queda de oxigenação nas águas. As primeiras análises apontaram a ploriferação de uma espécie de alga nanoplanctônica como a possível causa da mortandade de peixes.

Um conjunto de fatores, como o longo período de insolação e a mudança brusca de temperatura, podem ter propiciado a proliferação da espécie, ainda não identificada. Na segunda-feira, a quantidade da alga estava em 400 mil subindo para 1,8 milhão na sexta.

As amostras da água recolhidas foram enviadas para o laboratório do Instituto e de instituições científicas parceiras, para que se possa identificar o mais rapidamente e com precisão as causas da mortandade de peixes.

Fonte: Aqui Acontece


Você viu?

Ir para o topo