EnglishEspañolPortuguês

Ursos panda nascidos nos Estados Unidos voltam à China

6 de fevereiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Dois ursos panda nascidos nos Estados Unidos chegaram nesta sexta-feira (5) à China, como parte de um programa de reprodução da espécie.

A China, onde os ursos pandas são considerados um tesouro nacional, se nega a vendê-los a outros países e optou por um sistema de empréstimo de animais adultos para que se reproduzam em zoológicos do mundo todo, com a condição de que os filhotes voltem ao fazer dois anos.

A festiva chegada de Mei Lan e Tai Shan a Chengdu, na província de Sichuan, foi transmitida ao vivo pelo canal estatal de televisão CCTV. Os dois pandas chegaram à China em um avião de carga especialmente preparado para eles, com 75 quilos de bambu em uma viagem de 14 horas.


Um dos ursos desembarca no aeroporto de Chengdu. (Foto: AFP)
Um dos ursos desembarca no aeroporto de Chengdu. (Foto: AFP)

Durante a cerimônia de boas-vindas, o cônsul norte-americano na China, David Brown, nomeou Mei Lan e Tai Shan “embaixadores da boa vontade”. “Assim como seus pais e a outros pandas emprestados pela China, eles ocupam um lugar especial nas relações entre os dois países”, afirmou.

Após a ameaça de extinção dos pandas nos anos 1980, o governo chinês estabeleceu reservas para proteger os que vivem em estado selvagem e implantou programas de criação em cativeiro.

Atualmente, existem cerca de 1.600 em estado selvagem, três quartos deles nos arredores de Sichuan. Estima-se que 180 tenham sido criados em cativeiro na China e 32 vivam em zoológicos no exterior, informou a CCTV.

Com informações de AFP

Nota da Redação: A verdadeira medida para garantirmos a preservação das espécies  é respeitar os animais e o seu direito à liberdade. Em vez de destruirmos seus habitats e confiná-los em zoos, com a justificativa de que não têm mais condições de sobrevivência na natureza, deveríamos percorrer o caminho oposto: recuperar habitats, preservar a natureza como um todo, dando, então, a todas as espécies as condições dignas de viverem em sua própria casa, livres e felizes.

Você viu?

Ir para o topo