EnglishEspañolPortuguês

Lagarto com "camuflagem perfeita" é fotografado em Madagascar

9 de fevereiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Pesquisadores fotografaram uma rara espécie de lagarto que possui camuflagem perfeita dentro de seu habitat no Parque Nacional la Montagne d’Ambre, em Madagascar. O réptil, que pode medir entre 6 e 15 cm de comprimento, é quase invisível ao olho humano e aos animais quando descansa sobre troncos de árvores, com ramos de líquen e musgos. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

O animal é quase invisível ao olho humano e aos animais quando descansa sobre troncos de árvores (Foto: Reprodução/Terra)
O animal é quase invisível ao olho humano e aos animais quando descansa sobre troncos de árvores (Foto: Reprodução/Terra)

Um casal de especialistas em vida selvagem do Texas, nos Estados Unidos, encontrou o “mestre dos disfarces” enquanto caminhava pela selva densa do parque nacional. “Era como assistir a uma árvore viva. Ele geralmente fica sobre os troncos e se torna quase invisível”, explicou o casal. Segundo os especialistas, é muito difícil o lagarto ser localizado por predadores e, durante a noite, o réptil se torna letal ao capturar presas de surpresa.

A camuflagem é a técnica que permite a um dado organismo permanecer indistinto do ambiente que o cerca. A camuflagem natural – recurso resultante da ação da seleção natural sobre determinada espécie – é uma das mais amplas adaptações, ajudando o animal a se esconder de um predador ou da presa.

Fonte: Terra

Você viu?

Ir para o topo