EnglishEspañolPortuguês

Vômitos frequentes podem ser indícios de gastrite, nos gatos

28 de fevereiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Que gatos são manhosos e muitas vezes exigentes ninguém duvida. Mas os tutores devem ficar atentos quando o bicho começa a apresentar vômitos com frequência. A intolerância a certos alimentos pode culminar em gastrite felina. Como aconteceu com o gatinho Mingau.

Foto de Mingau (Reprodução/Extra Online)
Foto de Mingau (Reprodução/Extra Online)

— Desde pequeno, ele apresenta gastrite. Vomitava muito e descobrimos que não é qualquer ração que podemos dar a ele. Só as mais equilibradas — conta a estudante Ligia Serra, dona do gato, de 4 anos.

Casos como o de Mingau são muito comuns, explica a veterinária Heloísa Junsten, da clínica Gatos e Gatos. A chamada gastrite inflamatória pode ser ocasionada por intolerância a algum elemento contido na dieta ou alguma bactéria que se aloja no estômago ou no intestino.

— É preciso fazer uma dieta hipoalergênica, com rações especiais, mas elas são mais caras — diz Heloísa.

Nesta época do ano, no entanto, com os termômetros batendo 40 graus Celsius, os gatos costumam soltar mais pelos. E aí aumentam as chances de o animal desenvolver outro tipo de gastrite, a mecânica.

— Quando se limpam diariamente, as bolas de pelo traumatizam as paredes do estômago, ocasionando irritação e vômitos — explica a veterinária.

Nesse caso, a dica é simples: usar uma pasta que tenha a função de ligar os pelos engolidos.

— O tutor passa na boca do gato, como uma pasta de dente. O gato ingere e, lá no estômago, os pelos vão se juntar e sairão sem machucar o estômago — informa.

Fonte: Extra Online

Você viu?

Ir para o topo