EnglishEspañolPortuguês

Cerca de 21 mil filhotes de tartarugas amazônicas são soltos na natureza

28 de fevereiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
(da Redação)
Milhares de tartarugas são colocadas na natureza. Foto: Divulgação

No fim de fevereiro, a Amazonas Energia promoveu a soltura de quelônios. Os animais, entre tartarugas e tracajás, iaçás e irapucas (capirãs) nasceram no cativeiro do Centro de Proteção e Pesquisa de Quelônios Aquáticos da Manaus Energia, CPPQA, localizado na Vila de Balbina e também nas praias de várias comunidades envolvidas no projeto.

O projeto foi criado há 12 anos e durante esse tempo ele já colocou de volta a natureza aproximadamente 100 mil quelônios. Com esse projeto, é possível mantê-los menos vulneráveis, para não entrarem na lista dos animais que correm risco de extinção.

A iniciativa incentiva a preservação através de pesquisas e projetos, que vão desde a manutenção de projetos de peixes-bois órfãos, reflorestamento à criação e manutenção de outras espécies que precisam de cuidados técnicos no centro.

Para este ano, está  prevista a soltura de cerca de 20.882 filhotes. O evento visa à participação efetiva das comunidades envolvidas, promovendo um grande dia de educação ambiental, programado pela comunidade e pelos técnicos do projeto. O projeto envolve cerca de 500 pessoas e 18 comunidades na RDS Uatumã.

O Projeto

Todas as etapas do Projeto, desde a coleta até a soltura, são executadas e monitoradas pelo Centro de Preservação e Pesquisa de Quelônios Aquáticos –CPPQA, Departamento de Meio Ambiente da Amazonas Energia.

A primeira etapa é a coleta de ovos em praias, onde existe a possibilidade de perda, seja por predadores naturais, pela cheia dos rios, que muitas das vezes alaga as praias danificando os ovos, como pelo homem.

Diante dessas ameaças os ninhos são monitorados, protegidos e mantidos no CPPQA e nas praias naturais até o nascimento dos filhotes. Quando não existem essas ameaças, O CPPQA, apenas monitora o local e acompanha o nascimento dos animais.

Você viu?

Ir para o topo