EnglishEspañolPortuguês

Seca já afeta oito milhões de animais na China

26 de fevereiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Pelo menos oito milhões de animais e onze milhões de pessoas em 15 províncias da China estão sofrendo com a seca que castiga o país, enquanto os meteorologistas preveem que não vai a chover a curto prazo, informou nesta sexta-feira (26) o diário oficial “China Daily”.

As províncias mais castigadas são Yunnan (sul), com cerca de seis milhões de pessoas e quatro milhões de animais afetados, Guangxi e Guizhou (também ao sul) e Sichuan, Shaanxi, Chongqing e Henan (centro).

As estatísticas oficiais mostram que, desde 20 de fevereiro, milhares de animais e pessoas não têm acesso a água potável, e 3,56 milhões de hectares de terras de cultivo foram atingidos pela seca, a maior dos últimos 50 anos.

Segundo o escritório meteorológico da província de Yunnan, a mais afetada, não há expectativa de chuva, e o período de seca pode se estender até o mês de maio, quando começa a estação chuvosa na região.

Habitualmente, o Mekong, 12º rio mais longo do mundo, tem um caudal entre 400 ou 500 metros cúbicos por segundo nesta época do ano, entretanto, atualmente só tem 250.

Segundo os meteorologistas, o sul da China está sendo afetado pelo fenômeno de “El Niño”, que causou aumento das temperaturas e redução das precipitações.

O efeito estufa também pode ser um fator agravante da situação, já que meteorologistas calculam que o clima do inverno na região aumentou a um ritmo de 0,2 graus por década.

Com informações de G1

Você viu?

Ir para o topo