EnglishEspañolPortuguês

Pesquisadores definem lista de espécies da fauna ameaçadas de extinção em Santa Catarina

26 de fevereiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Pesquisadores se reúnem para a finalização das atividades e definição das espécies que integrarão a lista de espécies da fauna ameaçadas de extinção em Santa Catarina. O evento será sediado na cidade de Balneário Camboriú nos próximos dias 01, 02, 03 e 04 de março.

Aproximadamente 70 pesquisadores participantes na elaboração da Lista de Espécies da Fauna Ameaçada de Extinção em Santa Catarina estarão presentes, tendo como objetivo finalizar as atividades realizadas desde 2007, partindo assim, para a etapa derradeira, a inclusão das espécies na lista.

Santa Catarina é o único estado da região Sul e Sudeste do Brasil que ainda não dispõe de uma lista que defina quais as espécies de sua fauna apresentam risco de desaparecimento da natureza em um futuro próximo. Devido a essa observação, a IGNIS considerou a tamanha importância política em realizar esta tarefa, visando subsidiar estratégias que permitam sua recuperação e conservação.

O projeto “Lista de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção de Santa Catarina” iniciou as atividades em 2007, de forma voluntária, através da ONG IGNIS Planejamento e In-Formação Ambiental, com sede em Itajaí. Em novembro de 2008, o Governo Estadual, por intermédio da Fundação do Meio Ambiente (FATMA) disponibilizou recursos, provenientes de Compensação Ambiental aplicados à empresa do Sistema de Transmissão Catarinense S.A. (STC).

Com recurso disponível, os trabalhos em prol da construção da lista se intensificaram. Reuniões, encontros e grandes Fóruns vêm acontecendo em diferentes cidades do estado ao longo do tempo de execução do Projeto. Através dessas atividades foram identificados estudos, grupos de pesquisas e projetos desenvolvidos sobre as diferentes espécies da fauna catarinense, com a finalidade de subsidiar a elaboração da lista vermelha.

O conhecimento e apoio de todos a este trabalho, necessário para sensibilizar a sociedade, são de fundamental importância para seu sucesso. Através do projeto pretende-se reverter os principais processos responsáveis pela perda de nossa biodiversidade.


Você viu?

Ir para o topo