EnglishEspañolPortuguês

Iceberg gigante separa-se da Antártida e ameaça animais marinhos

26 de fevereiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+


Foto: Reprodução/Expresso

Uma plataforma de gelo gigante com 78 km de comprimento e 39 km de largura e uma área de 2.500 km2, equivalente a metade do Algarve (ou do DF), separou-se da Antártida e pode privar de alimentos as colônias de pinguins-imperador e as baleias.

A plataforma, conhecida por Língua do Glaciar Mertz, pesa 700 a 800 mil milhões de toneladas, situa-se no leste da Antártida, em frente à Austrália, e separou-se do continente quando um iceberg gigante designado pelos cientistas como B9B chocou-se com ela no dia 7 de Fevereiro.

Foto: AFP

Segundo a BBC News, a movimentação dos dois enormes icebergs alterou a geografia da região e fez com que uma zona de mar aberto onde os pinguins-imperador e as baleias procuravam alimento ficasse fechada, o que poderá obrigar a vida marinha a deslocar-se para outras áreas.

Por outro lado, cientistas do Centro de Investigação Cooperativa do Clima e dos Ecossistemas da Antártida, com base na Austrália, afirmam que esta movimentação poderá alterar o sistema de correntes oceânicas de profundidade da região, que influenciam o clima global.

O clima não será afetado e as correntes não serão interrompidas, e o pesquisador Neal Young diz que “o estudo do laboratório natural em que se transformou este acontecimento será importante para o avanço do conhecimento do oceano e dos ecossistemas da Antártida”.

Fonte: Expresso



Você viu?

Ir para o topo