EnglishEspañolPortuguês

Condores raríssimos da Califórnia morrem de intoxicação por chumbo da munição de caçadores

26 de fevereiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Marcela Couto (da Redação)

Três condores da Califórnia raros morreram no Arizona no mês passado, vítimas de intoxicação por chumbo. Os restos do material foram ingeridos enquanto os animais se alimentavam de uma carcaça.

Foto: Chad Olson / Associated Press

 Os oficiais do programa de preservação da espécie disseram que foi o primeiro incidente do tipo em três anos no estado do Arizona. Dois dos corpos foram encontrados no Grand Canyon e o terceiro próximo à fronteira Arizona-Utah.

O fato de as aves estarem migrando para o estado vizinho de Utah preocupa os conservacionistas, que precisarão convencer os caçadores da região a abandonarem o chumbo das munições.

“Precisamos nos manter otimistas porque vimos muitos progressos no Arizona, e eu acho que agora temos mais trabalho pela frente,” disse Chris Parish, que supervisiona a reintegração de condores no habitat.

Utah já está tentando educar os caçadores sobre as consequências da munição de chumbo para os condores. As raras aves se alimentam de cadáveres de outros animais, que muitas vezes foram mortos pelas armas dos caçadores e contêm o mineral letal em seus corpos.

Os altos níveis de chumbo geram falência no sistema digestivo do condor, levando-o à morte por inanição.

O programa desenvolvido em Utah é o mesmo do Arizona, em que os caçadores são incentivados a utilizar munição sem chumbo voluntariamente. Alguns cupons que permitiriam a aquisição gratuita de munição ideal também estão nos planos do governo.

Os condores já viveram aos milhares na América do Norte, mas quase foram totalmente extintos em 1980 devido à caça, intoxicação por chumbo e destruição do habitat. Os últimos 22 indivíduos da espécie foram capturados na Califórnia, onde teve início o programa de reprodução em cativeiro. Hoje existem 350 deles, e metade está no cativeiro aguardando reintegração.

Em vez de fornecer mais munição para os caçadores, o estado poderia proibir de vez a prática da caça para evitar a morte cruel de condores e de todos os outros animais vítimas desse “esporte” sangrento.

Com informações de Los Angeles Times

Você viu?

Ir para o topo