EnglishEspañolPortuguês

2 milhões de animais morrem de frio, na Mongólia

26 de fevereiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Mais de dois milhões de animais já morreram ao longo deste inverno na Mongólia, afetada por temperaturas inabitualmente baixas, mesmo para os padrões locais.

Foto: Reprodução/DN Globo
Foto: Reprodução/DN Globo

Segundo referia ontem a BBC, 9 das 11 províncias do país têm sido devastadas por constantes tempestades de neve e temperaturas inferiores a 40 graus negativos, inviabilizando a alimentação a diversas espécies de herbívoros.

Com 60% da superfície do país coberta por um espesso manto de neve, o governo mongol aguarda agora a chegada de um fundo extraordinário das Nações Unidas para enterrar as carcaças dos animais. Além da triste condição dos animais, existe também uma questão de elementar saúde pública: os cadáveres expostos de cabras, ovelhas, cavalos, camelos, iaques, vacas e búfalos, todos mortos por falta de nutrição, podem contaminar a atmosfera e o solo, desencadeando diversos tipos de infecções orgânicas, assim que a neve começar a derreter.

No âmbito do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, a Mongólia deverá receber até junho cerca de quatro milhões de dólares que permitam não só enterrar as carcaças mas também alimentar os animais  sobreviventes.

Fonte: DN Globo

Você viu?

Ir para o topo