EnglishEspañolPortuguês

Ibama incia transporte de jabutis para Taquaritinga (PE)

24 de fevereiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Cerca de 100 animais da espécie  Chelonoidis carbonaria , vulgarmente conhecidos como tartarugas ou jabutis, ganharão novamente a liberdade nos próximos dias nos municípios de Taquaritinga do Norte e Sertânia, em PE. Esses animais foram apreendidos pelo Ibama em cativeiros e também entregues voluntariamente por seus antigos tutores. Agora, serão restituídos à natureza em fazendas particulares dentro do bioma caatinga.

Além de promover o fim do sofrimento desses animais que passaram muitos anos em cativeiro, o Ibama espera também revigorar as populações locais de jabutis, promovendo o nascimento de novos indivíduos mais sadios e vigorosos. Outra intenção do Ibama é promover a educação ambiental nessas regiões, destacando o importante papel ecológico do jabuti e mostrando que mesmo animais que viveram muitos anos presos podem ser reabilitados e soltos novamente na natureza.

Para evitar a recaptura e, ao mesmo tempo, promover uma conscientização da população local, já estão sendo agendadas palestras com autoridades e com os moradores das comunidades próximas aos pontos de soltura.

As chances de sobrevivência e de adaptação dos jabutis são bastante grandes. Estudos mostram que esses animais conseguem, em pouco tempo, encontrar novos parceiros e reproduzir-se, integrando perfeitamente os ecossistemas locais.

Outro ponto importante a ser destacado é que os jabutis são grandes dispersores de sementes. Cerca de 90% das sementes que consome tornam-se aptas à germinação. Contribuem portanto, para a recuperação da flora local. Um verdadeiro serviço de jardineiro, nem sempre reconhecido pelos humanos, que os mantêm em cativeiros por um prazer egoísta.

Os primeiros 50 animais partem amanhã (25/02) de Recife para Taquaritinga do Norte. Farão o pernoite na fazenda Cabaços e, na sexta-feira (26/02) serão soltos pelos analistas ambientais do Ibama.

Você viu?

Ir para o topo