EnglishEspañolPortuguês

Despoluição do Tejo traz golfinhos de volta ao rio

21 de fevereiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+


Foto: Reprodução/DN Ciência

A despoluição está trazendo de volta uma espécie de mamífero marinho há muito desaparecida do Tejo. Um grupo de golfinhos foi avistado subindo o rio, na semana passada. Um fenômeno que tem se repetido com mais frequência nos últimos meses e que pode estar ligado à melhoria da qualidade da água.

“Há cerca de dez anos, vivia uma colônia de golfinhos no Tejo. Agora, com a despoluição das águas –  resultado da construção de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais e da saída de algumas fábricas – os animais estão voltando, atrás dos peixes que procuram o rio para desovar”, explicam os biólogos.

“A poluição do Tejo tem diminuído muito, o que pode ser constatado pela presença de espécies sensíveis, como caranguejos, bivalves e alguns peixes. O estuário do rio poderá voltar a ter colônias de golfinhos nos próximos 30 anos”, prevê Maria José Costa, do Instituto de Oceanografia.

Os golfinhos que aparecem no Tejo são da espécie roaz-corvineiro (Tursiops truncatu), um mamífero marinho que se alimenta de peixe, moluscos e crustáceos.



Você viu?

Ir para o topo