EnglishEspañolPortuguês

Foie gras está prestes a ser proibido no Havaí

20 de fevereiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

O foie gras, ou patê de fígado de ganso, em breve poderá ser proibido no Havaí. Um projeto de lei que proíbe a venda e distribuição de foie gras foi aprovado na semana passada no Senado estadual havaiano.

Ativistas de direitos animais são a favor do projeto de lei 2170, dizendo que a prática de engorda dos fígados de gansos e patos, feita com a alimentação forçada dos animais através de um tubo de metal colocado em sua garganta, deveria ser proibida.

No processo de produção do foie gras, o criador prende a ave entre as pernas e, esticando seu pescoço, enfia um grosso tubo de metal por sua garganta. Esse tubo tem, em média, 30 centímetros de comprimento. Em seguida, um motor bombeia uma mistura de milho e gordura diretamente no estômago do animal. Um anel de borracha amarrado no pescoço impede que a ave vomite.


Alimentação forçada das aves. (Imagem: Anne of Carversville)


Esse processo é repetido de 3 a 5 vezes ao dia, fazendo com que a ave consuma cerca de 3 quilos de ração diariamente. Com essa alimentação excessiva e desequilibrada, o animal desenvolve problemas cardíacos e disfunções intestinais. Após 3 ou 4 semanas, os “sobreviventes” são abatidos.

O que se vê, então, são órgãos deformados. O fígado de um animal sadio pesa cerca de 120 gramas, enquanto o fígado do animal tratado para a produção de foie gras chega a 1.200 gramas, ou seja, dez vezes mais que o normal.

“Estou chocado e penso que é mesmo necessário registrar uma reclamação quanto à legalidade da tortura de aves, através da alimentação forçada dos animais, destruindo seus fígados, somente para produzir uma comida exótica”, disse Schwab Sylvan, do Refúgio East Maui Animal, em depoimento sobre o projeto de lei.

Edward T. Morita, um blogueiro de alimentos e ex-chefe de pastelaria, disse, durante uma visita a uma fazenda de foie gras, que não vê qualquer tratamento cruel. “Os patos e gansos não apresentam reflexo de impedimento, por isso não devem se sentir incomodados”, disse Morita.

O projeto vai agora para a Comissão de Justiça para posterior discussão. Se aprovado e assinado em lei, os infratores serão penalizados com uma multa máxima de 10 mil dólares.

A Califórnia, que responde por cerca de metade da produção de foie gras dos Estados Unidos, tem uma lei de proibição do método de alimentação que irá entrar em vigor em 2012.

Com informações de Maui Weekly 

Você viu?

Ir para o topo