EnglishEspañolPortuguês

Aves do Brasil estão ameaçadas de extinção

20 de fevereiro de 2010
4 min. de leitura
A-
A+

Um estado de alerta para as aves do Brasil, com risco iminente de desaparecer nas próximas décadas. Esta realidade vem sendo trazida à sociedade, por meio da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, que divulgou recentemente ter no País 10% de todas as aves do mundo, ameaçadas de extinção.

Na pesquisa, se inclui o Ceará, com o Soldadinha-do-Araripe (Antilophia bokermanni). A bela ave, descoberta em 1996, habita a encostas da Chapada do Araripe, nas florestas onde estão as nascentes de água, entre os municípios de Missão Velha, Barbalha e Crato. Outro pássaro é o Periquito-Cara-Suja (Pyrrhura griseipectus), encontrado apenas na região do Maciço de Baturité.

Soldadinho-do-Araripe. (Imagem: Diário do Nordeste)

Segundo o biólogo da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), Weber Andrade de Girão e Silva, estas duas aves são prioritárias para a conservação, devido à grave situação em que se encontram, sendo classificadas como espécies “Criticamente em Perigo de Extinção”. Este é o último nível antes do desaparecimento na natureza, como já aconteceu com o Mutum-do-Nordeste (Pauxi mitu) e a Ararinha-Azul (Cyanopsitta spixii), que hoje só existem em cativeiro. No caso do Soldadinho-do-Araripe, há outro fator importante. É que a possível extinção dessa ave está diretamente ligada, também, a questão hídrica, já que fontes de água na área da Chapada do Araripe estão desaparecendo.

Periquito-cara-suja. (Imagem: Diário do Nordeste)

Segundo a Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, existem no Ceará outros três animais tão ameaçados quanto o Soldadinho-do-Araripe e o Periquito-Cara-Suja. O Peixe-Boi-Marinho, a Guariba-de-Mãos-Ruivas e a Tartaruga-de-Couro. Quanto às aves no Ceará, outros 11 tipos encontram-se ameaçados de extinção, estando concentrados ou habitando as serras úmidas, existindo três habitando a Caatinga, das quais uma não adentra florestas úmidas: o Arapaçu-do-Nordeste (Xiphocolaptes falcirostris).

A Aquasis, de acordo com o Weber, segue as listas nacionais e internacionais de espécies ameaçadas, e muitas vezes ajuda na sua composição. “Uma lista da fauna cearense ameaçada de extinção é um projeto que estamos tentando efetivar, e seria a primeira do tipo na região Nordeste” diz. Na verdade, atualmente, segundo levantamento da Aquasis, são 14 espécies de aves ameaçadas de extinção encontradas no Ceará. Porém a entidade atua com projetos de conservação voltados especificamente para duas: o Periquito-Cara-Suja e o Soldadinho-do-Araripe.

De acordo com os últimos levantamentos feitos pela Aquasis, a conservação do Soldadinho-do-Araripe depende da integridade do habitat. As pesquisas realizadas mediante um Plano de Conservação para a espécie, lançado pela Aquasis na região, e que agora se encontra com uma base de pesquisa no Crato, mostram que existem cerca de 800 exemplares da espécie na região.

Mas, esse número poderá crescer ou diminuir, mediante os novos levantamentos que poderão ser efetivados. O raro passarinho do Araripe se reproduz próximo das nascentes, alimentando-se principalmente de frutos da vegetação mais úmida. O biólogo afirma que em apenas 40% das 123 nascentes onde a espécie pode ocorrer foram devidamente estudadas. “Um novo estudo está sendo conduzido na região, onde todas as nascentes estão sendo pesquisadas, e em breve teremos um número mais atualizado”, adianta.

Ele explica ser o Soldadinho-do-Araripe a única ave endêmica do Ceará. A conservação dessa espécie já seria um símbolo para a proteção da natureza no Estado. “A relação íntima com a água faz desta ave uma bandeira para uma nova consciência sobre a forma como nos relacionamos com a paisagem, da qual dependemos totalmente para sobreviver. Além destes motivos lógicos, a espécie é deslumbrante, o que facilita sua adoção como um ícone do Cariri pela sociedade”, explica o pesquisador. O Soldadinho-do-Araripe foi apresentado ao mundo em 1996 e cientificamente nomeada dois anos depois.

Um trabalho paulatino de divulgação foi realizado na região, por meio da Mostra Sesc Cariri de Cultura, como uma de suas principais frentes.

Mais informações

Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), Praia de Iparana, S/N,
Caucaia (CE): (85) 3318.4911

Fonte: Diário do Nordeste

Você viu?

Ir para o topo