EnglishEspañolPortuguês

Petição online explica ação da ativista processada no Rio de Janeiro

19 de fevereiro de 2010
4 min. de leitura
A-
A+

José Antônio Rodriguez

[email protected]

A petição está disponível na internet em 4 idiomas: http://www.petitiononline.com/svb2010/

Bianca Kölling Turano, brasileira, ativista e coordenadora do “GRUPO RIO”, da Sociedade Vegetariana Brasileira(SVB), na cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, militante do Movimento pela Libertação Animal, está sendo processada judicialmente juntamente com a SVB, em razão de seus atos em favor e em defesa dos animais.

O fato:

Bianca Turano foi testemunha de uma situação de isolamento contínuo imposta a uma cadela da raça Boxer chamada Shakira. Essa cadela, que vivia sozinha a maior parte de seus dias e noites em uma sacada de apartamento com 12m², tendo pouco contato com os humanos, demonstrava visíveis sinais de depressão e de tristeza. Fotografias feitas no local demonstram bem essas circunstâncias.

Não só Bianca Turano foi testemunha do isolamento e do confinamento vividos pela Boxer Shakira, mas também a vizinha do apartamento em que vivia o animal. Essa vizinha propôs uma ação judicial contra os responsáveis pela cadela, conseguindo, então, a sua guarda provisória por meio de liminar posteriormente revogada. Com a revogação da liminar, o animal teve de voltar para seus antigos guardiões.

A atitude:

Por importar-se com o destino e o bem-estar de Shakira, Bianca Turano endereçou uma carta ao guardião do animal relatando sua preocupação. Sem nenhuma intenção dolosa, a ativista divulgou a situação de isolamento e de confinamento vivida pela Boxer Shakira para outros ativistas em prol dos direitos dos animais, além de participar de uma manifestação aberta pela libertação de Shakira.

O ativismo de Bianca Turano em favor de Shakira foi noticiado pelos jornais e pela televisão. Por causa disso, Bianca responde a dois processos judiciais e a Sociedade Vegetariana Brasileira responde a um processo, sendo interessante esclarecer que a SVB é uma entidade sem fins lucrativos, organizada em âmbito nacional, que trabalha para que o vegetarianismo seja conhecido e aceito como uma opção alimentar benéfica para a saúde humana, para os animais e para o planeta.

Os processos judiciais:

Bianca Turano e a SVB estão sendo processadas pela responsável(?) por Shakira, que se ressente pelo fato de a ativista ter tornado pública a situação de isolamento e de confinamento a que a cadela era submetida todos os dias. A acusada tentou de todas as formas conciliatórias fazer com que Shakira fosse melhor tutelada, buscando, como cidadã e como ativista em defesa dos animais, tornar pública a questão – tamém com o intuito de obter material probatório. Em nenhum momento, Bianca tentou autopromover-se e conquistar novos adeptos para a causa do vegetarianismo. Em suma, Bianca agiu pensando em melhorar a situação vivida pela cadela Boxer Shakira.

Ativismo:

Bianca sempre foi muito dedicada às causas referentes ao vegetarianismo, em especial, ao veganismo. Ela é defensora, principalmente, dos animais que, infelizmente, são mortos e transformados em alimento para consumo humano. Mesmo sendo sobretudo uma defensora dos bovinos, caprinos, suínos, entre outros animais de consumo, ela se mostrou solidária em ajudar Shakira e, de forma alguma, pensou em se aproveitar dessa circunstância para conquistar fama e adeptos ao vegetarianismo.

Bianca mantém em atividade uma barraquinha no Bairro da Glória, no Rio de Janeiro, todos os sábados, para a promoção do vegetarianismo e afins, além de organizar e participar de diversas ações de ativismo. Como prova de sua dedicada atuação, Bianca recebeu, da Sociedade Vegetariana Brasileira, o prêmio de Ativista do Ano no 12 Vegan Festival – ocorrido na Pontifícia Universidade Católica, no Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 25 de julho de 2009.

Apoio:

Para oficializar o vosso apoio a Bianca Turano e à Sociedade Vegetariana Brasileira, favor assinar esta petição. Este documento está escrito em quatro idiomas: Português, Inglês, Espanhol e Francês, pois temos diversos ativistas no mundo que se solidarizaram e querem ajudar a Bianca.

Vamos mostrar a força que nós ativistas detemos. Diga NÃO à censura das atuações em favor da defesa animal.

Agradecimentos:

O Comitê Organizador agradece a todas as pessoas que participaram na confecção desta Petição Online. Sugestões e considerações podem ser enviadas para [email protected]

Você viu?

Ir para o topo