EnglishEspañolPortuguês

Moradores se mobilizam para livrar cavalo de maus-tratos em Sorocaba (SP)

19 de fevereiro de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Moradores da Vila Progresso, em Sorocaba (SP) se mobilizaram na tarde desta quinta-feira (18) para livrar um cavalo de maus-tratos, praticados por um grupo de jovens que tentavam levá-lo de um lugar a outro.

O animal foi visto pela primeira vez por volta das 9h, empacado em uma praça na rua Ubirajara. Segundo uma testemunha que preferiu não se identificar, adolescentes que o conduziam, agiam com agressividade na tentativa de fazê-lo andar, chegando a derrubá-lo no chão ao puxarem com uma corda, o que o deixou com ferimentos no focinho.

Cavalo apresentava ferimentos no focinho. (Imagem: Adival B. Pinto/Jornal Cruzeiro do Sul)

A resistência do cavalo pode ser explicada pela sensibilidade no casco, que por não ter ferradura estava desgastado e ferido, fato constatado mais tarde quando os adolescentes desistiram de levá-lo e o deixaram amarrado no portão de uma garagem, onde ele novamente empacou, há alguns metros distantes da praça.

Cavalo não estava com ferraduras. (Imagem: Adival B. Pinto/ Jornal Cruzeiro do Sul)

Sensibilizada com a debilidade do animal, uma moradora ofereceu água em um balde e comprou dois quilos de milho para alimentá-lo. “Acredito que ele empacou aqui por alguma razão especial. Escolheu o portão certo, porque eu adoro animais e quando o vi ofegante e assustado não pensei duas vezes em ajudá-lo. Estou sem palavras para descrever essa atitude”, desabafou, emocionada.

Por volta das 13h30, a mulher que o viu sendo maltratado voltou a passar pela mesma rua e o viu amarrado no portão. Indignada, telefonou para a Seção de Zoonoses, que segundo ela não deu previsão para o envio de uma equipe. Minutos depois, outro morador tornou a ligar e foi informado de que um caminhão da Zoonoses estava a caminho do local.

Durante o recolhimento, um homem e uma mulher tentaram intervir no trabalho dos técnicos, se apresentando como amigos do tutor do cavalo. Eles disseram que não sabiam quem o feriu e nem como chegou àquele estado, informaram apenas que seria levado para uma chácara no momento em que empacou.

Por meio de assessoria, a Zoonoses informou que o cavalo foi acolhido no Setor de Controle Animal e ficará ali durante cinco dias úteis para devolução ao tutor, que deverá assinar um termo de responsabilidade e pagar taxa diária de R$ 55,00. Se o animal for reincidente (com chip), vale o mesmo prazo, mas o valor da taxa é dobrado. Após o período, ficará à disposição para doação, que pode ser feita por propriedade rural com Incra, comprovando endereço na zona rural ou por entidades assistenciais. No ato da adoção também deve ser assinado termo de responsabilidade.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Você viu?

Ir para o topo