EnglishEspañolPortuguês

Soja, para prevenir osteoporose

17 de fevereiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Mudanças de hábitos alimentares, como incorporação da soja na dieta, podem retardar e até prevenir a osteoporose

Cerca de dez milhões de brasileiros sofrem com a doença e três em cada quatro pessoas são mulheres, que, em sua maioria, só descobrem depois da primeira fratura. A osteoporose é doença silenciosa, que atinge os ossos, tornando-os ocos e finos, mas que pode ser prevenida e tratada com algumas mudanças alimentares.

Com o fim da menopausa, a ausência do estrógeno faz com os ossos percam cálcio e fiquem mais porosos, é aí que a osteoporose toma espaço. Mas, alimentos ricos em cálcio como leite, principalmente de soja e derivados, além de outros produtos que contenham o grão, reduzem o ritmo da doença.

“A soja contém isoflavona – fitoestrógeno, substância com estrutura química similar ao hormônio feminino -, que aliada ao cálcio, também contido no grão, pode retardar e inibir o desenvolvimento da osteoporose”, explica a nutricionista Alessandra Toledo.

Homens também são vítimas

Alessandra lembra também que embora a osteoporose atinja quantidade maior de mulheres, homens também podem desenvolver a doença. E apesar de apresentar sintomas após os 60 anos de idade, é durante a fase de crescimento, até 24 anos, que o processo de descalcificação dos ossos tem início. Isso porque, durante esse período ocorre o pico de massa óssea e se não há alimentação correta e equilibrada os ossos alcançam seu pico de forma inadequada.

A nutricionista, que presta serviços à rede de lojas naturistas Mundo Verde, confirma que hoje há várias opções saudáveis – como leite, carne e suplementos, todos à base de soja – para ajudar na prevenção do desenvolvimento da osteoporose.

Mas a profissional alerta que é sempre importante aliar alimentação saudável à prática de atividade física. “Esses são passos essenciais para a manutenção da saúde”, recomenda Alessandra Toledo. 

Fonte: Vida Integral

Você viu?

Ir para o topo