EnglishEspañolPortuguês

O mestre de yoga DeRose fala sobre a educação que respeita os animais

16 de fevereiro de 2010
4 min. de leitura
A-
A+

Márcia Chaplin
[email protected]

Em seu livro Coisas que a vida me ensinou, o educador e fundador da Primeira Universidade de Yôga do Brasil, DeRose faz uma crítica à medicina veterinária, afirmando que ela “não foi criada para o bem-estar dos animais e sim para o do ser humano”. Segue o texto, na íntegra, de autoria do mestre DeRose:

Você nunca pensou nisso, não é? Mas 99% da veterinária não visa ao bem-estar dos animais. Toda a veterinária bovina, suína, ovina, equina, avícola só tem o objetivo de contemplar as conveniências dos criadores e seus lucros. E quanto à veterinária de animais de estimação, como cães e gatos? Também essa especialização privilegia o bem-estar dos donos. Por exemplo, quando recomendam que se lhes dê ração ao invés de comida comum do ser humano. É uma questão de comodidade e economia para os proprietários de pets. Para os animais pode ser extremamente enfadonho comer todos os dias a mesma coisa. E há denúncias de que as rações estão contribuindo para o desenvolvimento de câncer nos animaizinhos, devido à qualidade suspeita da procedência das matérias primas e à utilização abusiva de corantes, aromatizantes e conservantes cancerígenos. Outra evidência dessa postura é a recomendação de que só se forneça uma refeição por dia e que se retire a comida se o animal não a comer imediatamente.

Você já imaginou ser submetido a um regime em que só pudesse comer uma vez por dia? Além do sofrimento da fome, você ficaria ávido e quando tivesse comida à sua frente comeria mais do que o ideal. Por isso, alguns cães morrem por torção do estômago, por encher demais a barriga. Mais um motivo de dar comida uma só vez ao dia é que, quando os cães comem, eles precisam defecar em seguida. Seria desconfortável ao ser humano levar os cães para passear várias vezes por dia, após cada refeição. Então é melhor deixá-los passar fome. Minha cachorra Jaya fica com a comida à disposição o dia todo. E ainda ganha frutas (no mínimo três maçãs e três bananas) ao longo do dia. Com isso, ela só come o que precisa e para de ingerir o alimento quando está satisfeita, deixando o restante para mais tarde, pois sabe que vai estar ali sempre que ela quiser. Ah! E não custa informar: ela é vegetariana. É uma cadela de grande porte muito saudável, ágil, inteligente, astuta, carinhosa e extremamente forte. Come frutas, legumes, hortaliças e ração vegetariana. Se essa ração não for muito melhor do que a carnívora, pelo menos ela a ingere em menor proporção. E o que dizer daqueles cães que comem e não podem defecar porque só vão passear à hora que seus humanos decidirem? Já imaginou você precisando ir ao banheiro o dia todo e não podendo porque seria humilhado com uma bronca feia e talvez até fosse punido fisicamente por ter se aliviado? Pois essa tortura é imposta aos cães com a maior naturalidade. A solução que adotei foi destinar um pequeno espaço revestido com jornais, dentro de casa, a fim de servir como banheiro para a Jaya. É um pouco trabalhoso estar recolhendo os dejetos e desinfetando o local o tempo todo. Mas o conforto dela vale o investimento. Em tempo: nosso veterinário é um querido e faz um trabalho realmente amoroso com a Jaya. Se quiser, posso indicá-lo.

Onde encontrar rações vegetarianas: Nem todas as rações são veganas, mas todas são vegetarianas.

Rações Fri-Ribe http://www.fri-ribe.com.br

Fri-Dog Premium – Vegetariana – Ração 100% vegetal, com 25% de proteínas, à venda no Brasil. Recomendada para alimentação diária de cães adultos de todas as raças e portes. Fridog http://www.racao.vegetariana.pop.com.br Fri-Dog Premium – Vegetariana – Ração 100% vegetal, com 25% de proteínas, à venda no Brasil.

Benevo http://www.efeitoverde.com ou em http://www.centrovegetariano.org/loja Ração vegana para cães e gatos, sem OGM, nem corantes ou conservantes sintéticos.

Yarrah http://www.yarrah.com

Informações e vendas Porto: 916225263, 933300879; Lisboa: 214852573, 937850434 Uma gama completa de alimentos biológicos para cães e gatos, com algumas rações, biscoitos e snacks 100% vegetarianos para cães.

Petemotions http://www.petemotions.com

Techni-Cal Vegetarian – Ração vegetariana para cães à venda online. Entregas dentro de Portugal continental. Vegetarian Society do Reino Unido http://www.vegansociety.com Possibilidade de encomendar pela Internet, principalmente suplementos vegecat.

Veggie Pets http://www.veggiepets.com/acatalog/vegetarian_cat_food.html Loja online com rações vegetarianas e veganas para cães e gatos, de várias marcas disponíveis no mercado.

Amí http://ami.aminews.net Produtos alimentares totalmente vegetarianos para cães e gatos. Sem corantes, nem conservantes nem produtos transgênicos.

Referências: http://www.vegetarianismo.com.br/animais.html, http://www.vegepets.info

Você viu?

Ir para o topo