EnglishEspañolPortuguês

20 milhões de animais podem morrer congelados, na Mongólia

16 de fevereiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Por Giovanna Chionellato  (da Redação)

Mais de 20 milhões de animais talvez morram congelados na Mongólia antes da primavera, em decorrência do inverno mais rigoroso na memória do país, anunciou a International Aid Agencies.

Os repórteres da Sky News viajaram pelas regiões remotas da Mongólia Central e encontraram bois, cabras e ovelhas congelando pelas planícies, com algumas manadas completamente devastadas.

Fora de sua morada tradicional, a avó Hotont Suon chorou quando viu as carcaças de sua manada deitadas de costas, com as pernas para o ar: morreram congelados. Nas planícies, as ovelhas precisam ficar juntas para escapar do frio.

É chamado de “Dzud” – um desastre múltiplo de calor intenso no verão seguido de súbito frio congelante no inverno.

O fenômeno tem matado milhões de animais também por exaustão e fome.

Algumas famílias têm dividido suas pequenas habitações com os animais sobreviventes.

O governo da Mongólia fez apelo por alimento, remédios e comida para os animais a fim de combater um dos maiores desastres naturais do país.

As famílias mais pobres são largadas com comida insuficiente para durar todo o inverno. Muitos fizeram empréstimos tão altos para comprar comida de animais que não puderam quitar as dívidas.

Não se tem notícias das milhares de famílias que tiveram de abandonar seus vilarejos pela pior nevasca em décadas, e os helicópteros da Força Aérea da Mongólia estão em operações de busca e resgate.

Com informações do News.com.au

Você viu?

Ir para o topo