EnglishEspañolPortuguês

Lobo-ibérico em perigo de extinção devido à construção de barragens em Portugal

15 de fevereiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

O Grupo Lobo, associação não governamental, independente e sem fins lucrativos, a favor da conservação do lobo e do seu ecossistema em Portugal alertou esta segunda-feira (15) para o “efeito barreira” provocado pela construção das quatro barragens previstas para o Alto Tâmega, que poderá pôr em perigo a sobrevivência do lobo-ibérico na zona do Alvão, Vila Real.

Lobo ibérico em perigo. Imagem: TVi 24

O técnico do Grupo Lobo, Gonçalo Costa, disse que a construção de quatro barragens na zona do Alto Tâmega constitui “mais um problema” para a sobrevivência do lobo neste território.

Ao efeito “barreira” dos empreendimentos hidroelétricos juntam-se os parques eólicos, as pedreiras, as autoestradas e a atividade do homem, como a caça ou o envenenamento.

“O maior problema para o lobo não é a destruição de habitat, é mesmo o efeito barreira. Como é uma cascata quase contínua, são mais de 50 quilômetros de rio desde Amarante quase a Chaves, a grande dificuldade que se coloca é o atravessamento da espécie”, referiu.

Acrescentou que, se não houver este cruzamento entre as alcateias do Alvão e do Barroso, separadas pelo rio Tâmega, a população do Alvão ficará isolada, tornando-se mais difícil renovar a espécie.

Mas, para o técnico, o problema físico resultante da construção das barragens vai ser ampliado com a concentração de pessoas também ao longo dos espelhos de água, frisou.

Gonçalo Costa refere que o “ideal” seria não construir “tantas barragens numa zona tão próxima”, considerando “ser muito difícil fazer medidas de minimização para estes empreendimentos”. Por isso defende que, pelo menos, se deveria definir algumas zonas de cruzamento.

O último Censo Nacional de Lobo, efetuado em 2002/2003, identificou no distrito de Vila Real 18 alcateias (com uma média de cinco lobos por alcateia), distribuídas pelas serras do Alvão, Marão, Falperra e zona do Barroso. “Nestes últimos anos registrou-se um decréscimo da população e, atualmente, pensamos que existem cerca de 12 ou 13 alcateias neste território”, salientou o responsável.

Fonte: TVi 24

Você viu?

Ir para o topo